terça-feira, 10 de julho de 2012

Picasso aos 13 Anos

      Uma pintura a óleo que o artista plástico espanhol Pablo Picasso fez aos 13 anos de idade foi leiloada há dias em Londres por 2,6 milhões de euros, muito acima da base de licitação que era de 124 mil euros.  
      A aquisição foi efetuada por um comprador anónimo, representando esta oferta um recorde num leilão de obras que Picasso fez na infância e na adolescência.  
      A pintura vendida é um óleo denominado «Retrato de Modesto Castilha disfarçado de mouro», um médico amigo da família, que Picasso pintou em 1895, na cidade galega da Corunha, quando tinha 13 anos.  
      No dia anterior tinham sido vendidos também na Christie's, em Londres, o óleo «Mujer sentada» (1949), por 10,6 milhões de euros, e «Mujer con perro» (1962), por 8,6 milhões de euros, ambos de Picasso.  
      Na semana passada, a obra do mestre espanhol voltou a ser notícia por causa de um ato de vandalismo num museu em Houston, nos Estados Unidos. Em escassos segundos, um homem aproximou-se da tela «Mujer en sofá rojo» (1929) e pintou-a com uma lata de spray. 

Sem comentários:

Enviar um comentário