sexta-feira, 3 de agosto de 2012

As Críticas na China

      As recentes cheias na China, consideradas as piores dos últimos 60 anos, têm sido objeto de críticas pela população local às autoridades, acusando-as de falta de manutenção e aumento dos sistemas de escoamento de águas pluviais o que teria incrementado os efeitos das cheias, apesar dos atempados avisos dos meteorologistas.  
      Um habitante do bairro de Fangshan, de Pequim, foi um dos que se insurgiu nos últimos dias, afirmando: «Isto é ridículo, o governo consegue contar os animais mortos, mas o número de vítimas humanas continua nos 37 mortos e ainda não foi atualizado.».  
      As autoridades chinesas anunciaram 37 vítimas humanas, cerca de 170 mil animais e a destruição de 66 mil casas.  
      O chefe da polícia da capital chinesa, Fu Zhengua, anunciou que serão detidas todas as pessoas que lançaram críticas na Internet à atuação das autoridades dizendo: «A partir de hoje, castigaremos com firmeza quem utilizar a Internet para propagandear rumores políticos e atacar o partido comunista, os dirigentes do Estado ou o sistema atual.»  
      As chuvas torrenciais caíram durante 20 horas no passado sábado e inundaram várias ruas de Pequim. O governador da cidade apresentou a sua demissão mas ninguém pode falar ou escrever sobre o assunto de forma crítica. A contagem dos humanos mortos foi agora elevada para 77.

Sem comentários:

Enviar um comentário