segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Pulmões de Fumador

      Acaba de ser divulgado o caso de um soldado britânico que faleceu em serviço no Iraque por ter recebido um transplante dos dois pulmões que pertenciam a um fumador activo.
      Matthew Millington, tinha de 31 anos quando, no Iraque, lhe foi diagnosticada uma doença incurável e fatal se não realizasse um transplante dos pulmões.
      Obteve os dois pulmões de um dador que se veio agora a apurar ser de um fumador que consumia entre 30 a 50 cigarros por dia.
      Em menos de um ano, após o transplante, foi detectado um tumor nos pulmões e, apesar da radioterapia, veio a falecer.
      O porta-voz do hospital Papworth, em Cambridge, onde foi realizado o transplante, explicou que os órgãos são “rigorosamente seleccionados”, tendo no ano passado realizado 146 transplantes de pulmões mas tendo falecido 84 pessoas em lista de espera para o mesmo tipo de transplante, número este que seria pior se não se incluíssem dadores fumadores.
      Desta forma constatamos, por um lado, que se opta pelo mal menor e, por outro, pelo caricato de como o fumador dador, mesmo após a sua morte, ainda consegue, pela sua actuação em vida, matar um outro indivíduo.

Sem comentários:

Enviar um comentário