terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Stress

      Pela primeira vez, investigadores americanos e chineses demonstraram cientificamente que há uma relação directa entre o cancro e o stress.

      De acordo com o estudo publicado na semana passada na revista “Nature”, as células atingidas pelo stress podem emitir sinais que induzem à formação de tumores que afectam as células saudáveis.
      Apesar de ter sido realizado com moscas da fruta, o estudo indica que os mesmos genes e as mesmas sequências biológicas envolvidas neste processo estão presentes nos seres humanos.
      Até agora, já era conhecida a relação entre as inflamações crónicas (principal causa do stress) e o crescimento dos tumores em doentes oncológicos. Além disso, alguns especialistas também argumentam que as emoções negativas, o stress, as inflamações e o cancro podem estar correlacionados, embora não exista uma evidência clara, e que as mutações genéticas responsáveis pelo cancro só afectam individualmente as células. No entanto, este estudo demonstra que nem sempre isso acontece visto que diferentes mutações em células distintas podem colaborar para o desenvolvimento de tumores.

Sem comentários:

Enviar um comentário