quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Internet e Depressão

      Pessoas que ocupam muito do seu tempo a navegar na Internet apresentam maiores riscos de sofrer de depressão, alerta um estudo realizado no Reino Unido por investigadores da Universidade de Leeds.

      Este primeiro estudo realizado em grande escala para avaliar esta questão numa população europeia foi publicado na edição deste mês da revista “Psychopathology” e procurou analisar o fenómeno de utilizadores que têm desenvolvido um uso compulsivo da Internet, substituindo a interacção social no mundo real pelo virtual, através das redes sociais, chats e outros serviços semelhantes.
      Os investigadores constataram que este tipo de dependência pode ter impactos sérios na saúde mental. “A Internet ocupa hoje parte importante na vida moderna, mas os seus benefícios são acompanhados por um lado negro”, sublinhou Catriona Morrison, um dos autores do estudo.
      “Enquanto a maioria usa a rede mundial para se informar, pagar contas, fazer compras e trocar e-mails, há uma pequena parcela dos utilizadores que acha difícil controlar o tempo gasto on-line. Isso ao ponto em que tal hábito passa a interferir nas suas actividades diárias”, apontou a cientista.
      Os “viciados em Internet” passam, proporcionalmente em relação à maioria dos utilizadores, mais tempo em comunidades virtuais e em sites pornográficos e de jogos. Os investigadores verificaram que esse grupo tem incidência maior de depressão de moderada a grave.

Sem comentários:

Enviar um comentário