sexta-feira, 2 de abril de 2010

Sapos Prevêem Sismos

      Investigadores britânicos afirmam que os sapos podem ajudar a prever sismos. Os cientistas dizem que o comportamento dos animais se altera até cinco dias antes da ocorrência, ao contrário do que já se sabia da generalidade dos animais que pressentiam o abalo com uma antecedência de segundos ou minutos.

      Os biólogos britânicos estudavam uma população de sapos que fugiu da sua colónia três dias antes do sismo que abalou a cidade italiana de Aquila a 6 de Abril 2009, encontrando-se o local que abandonaram a 74 quilómetros do epicentro do sismo.
      O estudo vem publicado no Journal of Zoology, onde se relata que a bióloga Rachel Grant, da britânica Open University, esteve a estudar diariamente o comportamento de várias colónias de sapos em Itália pela altura do sismo, tendo a investigação compreendido um período de 29 dias antes, durante e depois do sismo.
      Rachel estava a estudar os sapos em San Ruffino, a 74 quilómetros do epicentro, quando começou a notar comportamentos estranhos nos animais e 5 dias antes do abalo reparou que a população de sapos tinha diminuído.
      “Este estudo é o primeiro a documentar o comportamento animal antes, durante e após um terramoto”, afirma a bióloga que acredita que os sapos fugiram para terrenos mais elevados, possivelmente para locais com menos probabilidade de caírem pedras ou de haver inundações.
      Desconhece-se como é que os sapos pressentiram a actividade sísmica, no entanto, é certo que algo pressentiram que os fez abandonar o local.
      “A nossa investigação sugere que os sapos são capazes de detectar sinais pré-sísmicos como a libertação de gases”, explicou a investigadora.

Sem comentários:

Enviar um comentário