terça-feira, 8 de junho de 2010

O robot russo perdido em 1971

      No tempo da União Soviética, foi enviado para a Lua um robot, o Lunokhod 1, que fazia parte da missão não tripulada Luna 17, tendo aterrado no nosso satélite natural em finais de 1970.

      Aquele robot ficou na superfície lunar e enviou sinais com dados e imagens para a Terra consecutivamente durante quase um ano, deixando de o fazer em finais de 1971, isto é, há cerca de 40 anos. O silêncio do robot fez com que se considerasse o mesmo inutilizado.
      Foi com grande surpresa que uma equipa de físicos norte-americanos acaba de anunciar que descobriu aquele robot e que o mesmo está a enviar sinais para a Terra, mantendo-se em funcionamento ou tendo retomado o seu funcionamento cerca de 40 anos depois.
      O fim do silêncio do objecto, deixa os especialistas muito admirados, uma vez que estranham que um objecto antigo, coberto de poeira lunar, ainda consiga funcionar.
      Um dos responsáveis pela descoberta, da Universidade de San Diego UC (EUA), explica que foi apontado "um laser para a posição do Lunokhod 1 e ficamos estupefactos pelo poder da refleção" esclarecendo que esta resposta significa que o robot "fala alto e claro".

Sem comentários:

Enviar um comentário