sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O Esverdeamento

      O “Esverdeamento” é um termo semelhante ao “branqueamento” mas sob o ponto de vista ecológico e aplica-se hoje na tradução do termo original inglês “greenwash”, designadamente para o facto das empresas gastarem mais dinheiro para “esverdear” a sua imagem pública, isto é, fazer-se passar por grandes amigas do ambiente, em vez de aplicarem tal dinheiro em medidas efectivas de combate à poluição.

      Sobre este assunto leia-se o artigo de Ricardo Coelho “O Capitalismo Lava Mais Verde” em: http://www.esquerda.net/artigo/o-capitalismo-lava-mais-verde, artigo este do qual a seguir se deixa um pequeno extracto elucidativo.
      «O mito da responsabilidade ambiental das empresas atinge hoje proporções alarmantes, com as empresas a gastar mais dinheiro em práticas de "esverdeamento" da imagem que em medidas de combate à poluição. Nas últimas décadas, as campanhas de educação ambiental tiveram como resultado um aumento da procura por produtos ecológicos. Naturalmente, a maioria das empresas reagiu a esta evolução da procura investindo não na limpeza dos seus métodos produtivos mas antes em propaganda de limpeza de imagem. A prática tornou-se de tal forma generalizada que foi cunhado o termo "greenwash" para a designar. (…)
      A forma mais óbvia de "greenwash" é o investimento em propaganda enganosa, incluindo a falsa rotulagem de produtos como "amigos do ambiente". Exemplos correntes incluem uma empresa apresentar-se como consciente ambientalmente por tomar medidas que reduzem a sua pegada ecológica, quando essas medidas foram tomadas por imposição legal ou para reduzir custos ou por criar um produto "verde" sem mudar nada no processo de fabrico dos outros produtos. Mas também se pode incluir neste conceito a elaboração de relatórios ambientais, o patrocínio de eventos ou de associações ambientalistas, a distribuição de materiais de educação ambiental ou até a criação de fundações e associações supostamente ecologistas. (…)
      Ao abrigo de uma responsabilidade ambiental que não é mais que uma miragem, as grandes empresas usam todos os meios ao seu dispor para tornar a sua imagem mais verde. Verde como a Natureza, mas também como o dinheiro, a única coisa a que dão realmente valor.»

Sem comentários:

Enviar um comentário