sábado, 21 de agosto de 2010

Roubo no Louvre



      Foi num dia assim como o de hoje mas do ano de 1911 (há 99 anos) que o quadro de Leonardo da Vinci (1452-1519), a “Mona Lisa” era roubado do museu Louvre, em Paris, tendo sido recuperado 2 anos mais tarde.
      Por altura do roubo, a polícia prendeu e interrogou muitas pessoas, chegando mesmo a prender o poeta francês Guillaume Apollinaire e o pintor espanhol Pablo Picasso, acreditando-se que a pintura estava perdida para sempre. Afinal tinha sido um antigo funcionário do museu que vivia em Itália.
      No ano passado, durante este mesmo mês de Agosto, uma mulher russa atirou uma chávena de café, vazia, contra o quadro mas não o afectou, pois está agora protegido por um vidro à prova de bala. A mulher terá agido dessa forma por indignação por não ter conseguido obter a cidadania francesa.
      A “Mona Lisa” (também conhecida por Gioconda) adquiriu o estatuto de quadro mais famoso do Mundo, sendo um ícone cultural com inúmeras reproduções e utilizações, até em graffitis de rua como o da foto abaixo, numa rua do Porto (Portugal).
      Foi nesta obra, pintada durante 4 anos, que Leonardo da Vinci melhor concebeu a técnica do “sfumato”. Em baixo, no pormenor da face, podes apreciar o efeito subtil do “sfumato”, particularmente nas sombras em torno dos olhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário