quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Win32.Worm.Prolaco

      Empresa de sistemas de segurança (BitDefender) alerta para que se tomem precauções suplementares relativamente ao correio eletrónicos (e-mail), em especial às mensagens relacionadas com o “Halloween”, por poderem conter “malware”, designadamente, o “worm” “Win32.Worm.Prolaco”, que está a aproveitar-se da época “Halloween” para obter dados confidenciais dos utilizadores, tal como números de conta e “passwords” bancárias ou de correio electrónico, entre outros.

      Este vírus propaga-se principalmente através do correio eletrónico e de cartões de felicitações de “Halloween”, cartões estes que ocultam uma cópia do referido “worm” que infeta de imediato os computadores e, uma vez no sistema, o “Prolaco” debilita a configuração de segurança local para poder levar a cabo as suas ações. Entre elas, injetando códigos no “browser”, para poder gravar tudo o que o utilizador tecle durante a sua navegação pela internet, acedendo assim a “passwords”, nomes de utilizadores, etc.
      Este “worm” “all in one” abre também uma “backdoor” no computador, para receber ordens do seu criador. Desta forma pode realizar várias ações maliciosas como modificar entradas no registo ou na configuração gráfica (resolução, frequência), iniciar ou finalizar processos, aceder às unidades de memória, “scannear”, executar ficheiros, encerrar antivírus, roubar “passwords” e contas de redes sociais.
      Também pode roubar “cookies”, conetar-se a servidores FTP, fazer “upload” de dados para servidores FTP, mudar a configuração de serviços ou vigiar as entradas USB para propagar-se com mais facilidade. O seu objetivo final é instalar uma ferramenta de acesso remoto que permite controlar completamente o computador e dispor de todos os dados armazenados no mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário