quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Microscópio a 1 Euro

      Guoan Zheng é um dos investigadores do Caltech, Instituto de Tecnologia da Califórnia, (EUA), local onde acabam de desenvolver um novo microscópio de bolso, sem lente e que permite obter imagens e vídeos com uma resolução de 0,75 mícron.

      Ainda não foi comercializado mas já lhe chamam o “microscópio de 1,50 dólares" (pouco mais de um euro).
      Este instrumento foi criado para ajudar a diagnosticar facilmente e a custo reduzido doenças infecciosas em países pobres.
      Segundo Guoan Zheng e os seus colegas, a tecnologia pode ser ligada a um portátil ou até a um smartphone e ter numerosas aplicações na Biologia do quotidiano. Apenas com dois centímetros, a invenção, recentemente desvendada na revista «Chip», poderá verificar a qualidade microbiológica da água ou realizar o diagnóstico de uma doença infecciosa, como paludismo, a custo reduzido e em regiões isoladas.
      O princípio é conseguir imagens de alta resolução a partir de outras de menor qualidade. A técnica, que dita um algoritmo de super-resolução, já tem aplicações na videovigilância e sistemas de segurança.
      A capacidade desta nova tecnologia é tão precisa que consegue identificar glóbulos vermelhos e determinados parasitas, como amebas, por exemplo. Além disso, é ainda capaz de produzir sequências de vídeo de células em rotação – o que permite visualizar a estrutura em três dimensões.

Sem comentários:

Enviar um comentário