quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O Ano do Morcego

      Este ano é o ano do morcego, com atividades até 2012. Esta efeméride foi instituída pela Convenção das Espécies Migratórias, pelo Programa de Ambiente das Nações Unidas e pelo EUROBATS.

      Pretende-se sensibilizar a sociedade para a importância da conservação dos morcegos, responsáveis por serviços dos ecossistemas essenciais também para o Homem.
      Desde tempos imemoriais que os morcegos têm sido, erradamente, conotados com o mal e considerados como animais daninhos, o que resulta, em grande medida, do facto de serem animais noturnos, difíceis de observar e compreender. No entanto, a realidade é bem distinta. Com efeito, os morcegos são animais fascinantes, que têm um papel determinante no funcionamento de ecossistemas tão variados como os desertos, as florestas, os prados e as florestas tropicais, assegurando fenómenos como a polinização, o controlo da abundância de insetos e a dispersão de sementes.
      Ao longo das últimas décadas, o declínio populacional dos morcegos tem-se tornado alarmante, pelo que carece de ser travado. Ao longo deste ano pretende-se promover a sensibilização da sociedade para o problema, educando o público sobre a importância da conservação dos morcegos para assegurar numerosos serviços de ecossistemas em que se baseiam as economias humanas.
      Mais info no sítio da iniciativa: http://yearofthebat.org

Sem comentários:

Enviar um comentário