segunda-feira, 7 de março de 2011

Dentes de Cavalo

      A revista “Science” publica resultados de estudo que analisou mais de 6500 dentes fósseis de cavalos selvagens, alguns com mais de 55 milhões de anos, que confirmam a hipótese evolutiva da selecção natural de Darwin (Teoria da Evolução).

      Confirmou-se ainda a evolução do processo de adaptação de hábitos alimentares a novos ambientes provocados pelas alterações climáticas.
      A investigação analisou o desgaste dos molares fósseis, desde há 55 milhões de anos até há 10 mil anos, incluindo registos de toda a sequência evolutiva do dente de cavalo selvagem. Os dentes de cavalos selvagens analisados correspondem a 222 terras distintas e a grupos de diferentes zonas geográficas.
      Os últimos cavalos selvagens originários das planícies norte-americanas, que foram extintos nos Estados Unidos há aproximadamente 10 mil anos após o último período glacial, eram dotados naquela época com dentes muito mais arredondados e desgastados do que o cavalo atual. Já as primeiras populações de cavalos viviam na selva tropical com muito calor e alimentavam-se de frutas, portanto os dentes eram afiados e pouco desgastados.
      Os investigadores comprovaram que as modificações dos dentes não são imediatas, demoram pelo menos um milhão de anos para afiarem depois de um episódio de alteração climática, o que se traduz numas 100 mil gerações.

Sem comentários:

Enviar um comentário