terça-feira, 8 de março de 2011

China Quer Controlar Telemóveis

      A imprensa chinesa, designadamente a de Pequim, como o diário Beijing Daily, informa que o governo chinês quer implementar um novo sistema para monitorizar todos os telemóveis da cidade de Pequim.

      O sistema, diz o governo, pretende a monitorização dos telemóveis, baseado em GPS, para ajudar as autoridades de Pequim a gerirem melhor o tráfego e os transportes locais.
      O director da comissão municipal de Ciência e Tecnologia de Pequim, Li Guoguang, afirmou que «até um certo ponto, poderá efetivamente aumentar a eficiência dos movimentos dos cidadãos e melhorar o descongestionamento do trânsito». No entanto, a proposta não foi bem recebida pelos ativistas locais, que alegam que o projeto não é mais do que uma tentativa de controlar ainda mais a população.
      Um especialista em telecomunicações acrescenta que «oficiais de outras áreas, como as forças anti-terrorismo ou de manutenção da estabilidade, também vão considerá-la útil. Apesar da desculpa do controlo do trânsito, isto faz parte da escalada da utilização de tecnologias para controlar os descontentes».
      De acordo com a imprensa local, o lançamento do projeto de monitorização dos telemóveis deverá arrancar ainda na primeira metade de 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário