quarta-feira, 9 de março de 2011

A Última Viagem

      O vaivém espacial [ônibus espacial no Brasil] norteamericano “Discovery” aterrou hoje no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Florida (EUA), terminando a sua última missão, depois de 39 viagens ao Espaço.

      O “Discovery”, com seis tripulantes a bordo, tocou o solo às 16:57 (hora de Portugal continental), depois de uma missão de oito dias na Estação Espacial Internacional (EEI), a última que efetuou após 27 anos de existência.
      Nesta última missão esteve 7 dias, 23 horas e 55 minutos, isto é, 8 dias menos 5 minutos, acoplado à Estação Espacial Internacional, onde descarregou uma carga de mais de 5 toneladas de material que para lá transportou.
      A NASA pretende terminar com este tipo de veículo espacial durante este ano, até Junho, nesta altura com o vaivém “Atlantis”. Em substituição estavam previstos os novos veículos ORION para serem lançados em 2014, no entanto, devido à crise financeira, a administração governativa norteamericana congelou tal programa, deixando-o no entanto aberto à iniciativa privada.

Sem comentários:

Enviar um comentário