terça-feira, 12 de abril de 2011

50 Anos do Primeiro Homem no Espaço

      Há 50 anos (12-04-1961), Yuri Gagarin, com 27 anos de idade, tornou-se o primeiro homem a viajar no espaço.
      Gagarin partiu da União Soviética a bordo da nave Vostok e percorreu a órbita terrestre, tendo o privilégio de ver, pela primeira vez, a Terra a partir do espaço.
      As palavras que transmitiu para a Terra ao longo desta viagem testemunham o fascínio pelas paisagens, pela nitidez das formas, pela beleza do planeta, que resumiu em frases como "Estou a ver a Terra! É tão bonita...".
      A data de 12 de abril de 1961, data da primeira viagem espacial tripulada, é um dos raros casos da história da União Soviética que não provocam discórdias. Há uma unanimidade praticamente absoluta de que foi um dos dias mais felizes daquela era.
      “Poekhali!” (Vamos!), esta foi a expressão, pronunciada por Gagarin quando o foguetão Vostok-1 levantou voo do Cosmódromo de Baikonur rumo ao Espaço, e entrou para sempre na língua russa como sinónimo das grandes possibilidades do Homem.
      Nesse dia, quando a agência oficial de notícias da União Soviética noticiou o voo de apenas 108 minutos em redor da Terra, milhões de pessoas saíram para as ruas das cidades, vilas e aldeias para festejar o acontecimento.
      “As pessoas comentavam, abraçavam-se de alegria, gritavam, foi um dia de felicidade e concórdia entre todos, pareceu um sonho muito rápido”, recorda Maria Ivanovna, que naquela altura era aluna da Universidade de Moscovo.
      “O rosto feliz de Yúri Gagarin espelhava toda a nossa sincera crença de que o regime soviético era o mais avançado, o mais progressista. O filho de um proletário foi o primeiro homem a chegar ao Espaço”, sublinha Dmitri Ivanovitch. “Um símbolo de uma esperança que depois secou e acabou por morrer”, concluiu.
      Com o passar dos anos e os progressos na exploração espacial, as imagens do planeta Terra tornaram-se uma fonte de fascínio permanente, mais ou menos longínquo, mais ou menos azul, mas sempre um porto de abrigo entre planetas e luas inóspitos, até onde já nos foi dado explorar. São imagens que nos têm permitido não só conhecer melhor o nosso mundo, mas também ajustar a nossa perceção do lugar que ocupamos no Universo.

  

Sem comentários:

Enviar um comentário