quarta-feira, 13 de abril de 2011

Os Neonazis em Itália

      No passado dia 23 de março, em Palermo (Itália) estava prevista a realização de um ato nazi na biblioteca central La Mondadori, daquela cidade. O ato consistia na apresentação de um livro sobre “Casapound” (uma estrutura italiana que agrupa os centros sociais fascistas italianos).

      Depois de uma semana de informações e de boicote à biblioteca, os antifascistas locais organizaram uma manifestação com o intuito de impedir o ato. As centenas de fascistas que participaram do evento tiveram que ser protegidos pela polícia. Houve incidentes entre os antifascistas e a polícia, não há relatos de detenções, havendo notícia de 4 neonazis que tiveram que receber tratamento hospitalar.
      Já no dia 30 de março, na cidade de Parma (Itália) foi realizada uma outra ação espontânea para pedir o fim dos mesmos centros sociais fascistas. Os residentes do bairro de Montanara, onde se encontra um desses centros nazis, tomaram novamente as ruas para mostrar sua oposição à presença nazi na área.
      Cerca de 50 neonazis tentaram atacar a concentração antifascista, mas não houve ferimentos graves.
      Há notícia ainda de que também na semana passada, na Sicília, um centro fascista foi atacado por antifascistas.
      Vê o vídeo abaixo que mostra a ação de Palermo, com o ataque direto inicial dos antifascistas com a polícia e depois a carga destes contra os manifestantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário