quinta-feira, 14 de abril de 2011

Publicidade nos Manuais Escolares

      Os estudantes menores de 12 anos estão a receber nas escolas privadas do Chile um bombardeio de propaganda feito por empresas multinacionais, como a “Claro”, do setor da telefonia, a “Monarch”, fabricante de bicicletas, e a “Nestlé”, gigante mundial da alimentação.

      Os “banners”, “jingles” e “outdoors” aparecem entre diálogos de personagens infantis e inseridos em exercícios de leitura em voz alta.
      Esta publicidade nos manuais escolares foi aprovada pelo governo chileno. As editoras do Chile dizem não receber nada pela propaganda e o Ministério da Educação define o conteúdo como exemplos de textos autênticos e de circulação nacional.
      Em alguns livros, os anúncios aparecem em página inteira. Em outros, sítios na Internet de empresas privadas estão indicados no final das lições, como sugestão de leitura para os estudantes.
      Em um dos livros, o enunciado convida o estudante a cantar: "Meu primeiro “Claro” (Claro é marca de telefone celular) a melhor forma de falar com os meus amigos". "Meu primeiro “Claro” é estar longe e me sentir em casa". "Se fala “Claro”, é claro que tem mais". O conteúdo é apresentado como um modelo de texto publicitário para alunos do 5º ano.
      Os produtos anunciados são direcionados para o público infantil conhecido no mercado publicitário pelo seu grande poder de influência nas compras e pelo baixo senso crítico em relação aos anúncios.
      Muitos pais deram entrevistas a meios de comunicação chilenos protestando contra o ocorrido. Os pais afirmam que, ao contrário de um canal de televisão, os estudantes não podem virar a página ou mudar de canal para fugir da propaganda.

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