terça-feira, 26 de abril de 2011

Localização com iPhone e iPad

      Os equipamentos da “Apple” com conetividade 3G, como o iPhone e o iPad, estão a registar, sem conhecimento ou autorização dos proprietários, a localização geográfica de quem os utiliza.

      O alerta partiu de dois especialistas que criaram uma aplicação para mostrar aos utilizadores os dados que estão a ser recolhidos pelos telefones.
      O assunto tem sido motivo de polémica e preocupação com relação à salvaguarda da privacidade de quem usa os dispositivos e os leva consigo para onde quer que vá.
      Segundo a informação disponibilizada, os dispositivos, com conetividade 3G e versões 4 ou posteriores do iOS, armazenam num ficheiro as coordenadas geográficas dos locais por onde se passa, bem como um número que indica o momento em que estas foram captadas.
      De cada vez que os telefones e “tablets” são ligados ao computador e sincronizados com o iTunes, o ficheiro é copiado, ficando disponível também nesse suporte. Um dos problemas prende-se com o facto de os dados serem guardados no computador num formato fácil de ler, que qualquer outro programa ou utilizador com acesso à máquina podem ver.
      A equipa que desenvolveu a aplicação – composta por um engenheiro de “software” (ex-funcionário da “Apple”) e um astrónomo que escreveu dois livros técnicos sobre o iPhone – afirma, no entanto, que o acesso ao ficheiro exige alguns conhecimentos técnicos, pelo que não estará ao alcance de todos os utilizadores.
      Os especialistas especulam sobre a possibilidade do ficheiro se destinar a uma funcionalidade a lançar pela “Apple”, mas a empresa ainda não fez qualquer comentário sobre o caso.
      A aplicação referida chama-se “iPhone Tracker” e está disponível para descarregar/baixar gratuitamente em: http://petewarden.github.com/iPhoneTracker/

Sem comentários:

Enviar um comentário