quarta-feira, 27 de abril de 2011

O GPS das Baleias

      Uma investigação científica levada a cabo na Nova Zelândia vem indicar que as baleias corcundas, também conhecidas como baleia-jubarte, baleia-preta, baleia-xibarte, baleia-cantora ou baleia-de-bossa (Megaptera novaeangliae), navegam milhares de quilómetros durante semanas, de forma tão precisa, numa linha reta, como se tivessem sistema GPS.

      O coordenador da investigação, Travis Horton, da Universidade de Canterbury, disse que os cetáceos são "surpreendentemente precisos" na sua navegação, não se desviando do seu percurso em mais de um grau de azimute.
      A capacidade de navegar em linha reta é partilhada por outros animais marinhos, como os tubarões ou os pinguins, mas o que distingue estas baleias, objeto do estudo, é a capacidade de manterem o rumo durante enormes distâncias e tempo, com elevada precisão.
      Travis Horton e a sua equipa seguem 16 baleias desde 2003, utilizando tecnologia via satélite, cobrindo as vias migratórias de mais de 6000 Km.
      Os cientistas acreditam que as baleias utilizem uma combinação de campos magnéticos da Terra e a posição do Sol ou de outros corpos celestes para se orientarem, tal como o fazem muitos outros animais, no entanto, certezas ainda não as há. O estudo ainda não pôde concluir como estes animais são tão precisos na navegação apesar de estarem sujeitos às correntes marinhas e diversas variações meteorológicas.
      Nestes oito anos de investigação os cientistas comprovaram ainda que são várias as vias de navegação utilizadas pelas baleias, seguindo estas distintas vias, desconhecendo-se também como é que as baleias têm conhecimento destas vias migratórias, se se transmitem de geração em geração ou se correspondem a alguma variação dos campos magnéticos terrestres, variações hormonais, ou qualquer outro fator.

Sem comentários:

Enviar um comentário