quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A Extinção das Ervas Marinhas

      As ervas marinhas estão a desaparecer um pouco por todo o mundo. De acordo com uma pesquisa mundial, as espécies mais comuns estão em declínio e 14% em risco de extinção.
      As ervas marinhas são as únicas plantas que estão adaptadas ao meio marinho. Formam grandes pradarias que florescem e libertam as suas sementes debaixo de água.
      Estas plantas fornecem alimento e habitat para uma grande variedade de espécies incluindo tartarugas, cavalos-marinhos, dugongos e manatins. Também contribuem para a manutenção da robustez dos recifes de corais e mangueais.
      Frederick Short, da Universidade de Hampshire nos Estados Unidos, é o diretor da SeagrassNet, um programa de monitorização internacional de ervas marinhas que acompanha 114 locais distribuídos pelo Mundo. Segundo este professor, estas plantas já desapareceram de quase todas as linhas de costa junto a aglomerados urbanos devido à poluição, dragagem de areias, sedimentação excessiva provocada pela desflorestação e excesso de nutrientes provenientes das águas residuais urbanas e da agricultura.
      Das 72 espécies de ervas-marinhas, 10 enfrentam um risco significativo de extinção. “Fiquei surpreendido (…) por descobrir que a biodiversidade de ervas-marinhas está sobre maior perigo do que pensava”, refere Short. Este cientista alerta que estas plantas não enfrentam apenas uma perda de habitat mas também de diversidade.
      O declínio das ervas marinhas acarreta perigos para todas as outras espécies que dependem direta ou indiretamente delas. “As ervas marinhas são (…) parte de uma rede de alimento vasto que fornece comida a muitos organismos nas zonas costeiras, incluindo muitas espécies importantes a nível comercial."
      Os resultados do estudo foram publicados na revista Biological Conservation.

Sem comentários:

Enviar um comentário