terça-feira, 15 de novembro de 2011

Smartphone Transformado em Satélite

      O primeiro “smartphone” transformado em satélite deverá ser colocado em órbita ao nosso planeta no próximo ano.
      Os responsáveis pelo projeto “STRaND-1” visam tirar partido das características dos telefones de nova geração, usando-os para captar imagens da Terra a partir do Espaço.
      «A maneira mais barata de explorar o Espaço pode ser usar um “smartphone”. Porque não? Tem sensores, câmara, GPS, armazenamento de dados, bússolas. Juntem-lhe um painel solar e têm um sistema de controlo por satélite viável.», assim o afirmam os investigadores do “Surrey Space Centre” e engenheiros do “Surrey Satellite Technology Ltd (SSTL)”, no Reino Unido.
      A equipa, que procurava formas de explorar o Espaço com um baixo orçamento, recorreu a um telefone Google Nexus One, que foi transformado num nano-satélite de 34x10 x10cm2, que será colocado em órbita com o propósito de recolher fotos da Terra.
      O lançamento do primeiro equipamento está marcado para o início de 2012, seguindo-se um longo processo de testes ao equipamento em Terra.
      «Estamos mesmo a tentar testar os limites. Se forem tão robustos como nós pensamos que são – as pessoas deixam-nos cair, deixam-nos expostos ao sol… – será que podem funcionar no Espaço? É o ambiente mais hostil que conhecemos.»
      «A indústria dos “smartphones” já gastou milhões nestes equipamentos e nós estamos a tentar aproveitar alguma dessa tecnologia para os nossos satélites, para perceber se funciona e se isso pode ajudar a reduzir o tamanho e custo dos nossos satélites.»
      Mais info na seguinte ligação:
http://www.sstl.co.uk/divisions/earth-observation-science/science-missions/strand-nanosatellite

Sem comentários:

Enviar um comentário