quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Os Peões e os Auscultadores

      Estudo ora publicado nos EUA vem revelar que o número de acidentes com consequências graves que envolvem peões com auscultadores nos ouvidos está a aumentar, tendo em conta análises de dados entre os anos de 2004 e 2011.
      Durante o período analisado, o número de acidentes com consequências graves, isto é, com lesões sérias ou mesmo a morte dos peões que andavam na rua com auscultadores nos ouvidos, triplicou de 16 em 2004-2005 para 47 em 2010-2011, segundo o estudo.
      De acordo com o mesmo estudo, a maior parte das vítimas pertence ao sexo masculino e tem menos de 30 anos, sendo que em 89 por cento dos casos os acidentes ocorreram em áreas urbanas.
      A maior parte dos acidentes (cerca de 55%) envolveram comboios.
      Os autores referem que estar a ouvir música através de auscultadores não implica necessariamente risco de acidente, mas notam que em 29 por cento dos casos analisados alguém tentou avisar a vítima através de gritos ou buzinas, mas sem sucesso.
      Os autores do estudo afirmam que «o uso de auscultadores com dispositivos móveis pode representar um risco para os peões, nomeadamente em ambientes com veículos em movimento».

Sem comentários:

Enviar um comentário