terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Tempestade Geomagnética

      Está previsto que no dia de hoje a Terra seja atingida por uma tempestade geomagnética de dimensão considerável, sendo a maior dos últimos seis anos.
      De acordo com o Centro de Previsão Meteorológica Espacial dos Estados Unidos, rotas aéreas, redes de energia e operações por satélites podem ser afetadas.
      O Sol encontra-se num estado muito ativo e desencadeou uma erupção maciça do plasma solar no passado domingo. O fenómeno faz com que as partículas solares sejam conduzidas a cerca de 2 mil quilómetros por segundo, e isto é cerca de cinco vezes mais rápido que o habitual.
      Quando a tempestade atingir o planeta empurrará o campo magnético da Terra, fazendo com que esse campo magnético flutue, o que causará interferência nas comunicações de alta frequência de rádio, usadas pelas empresas aéreas para navegar próximo ao Polo Norte em voos entre a América do Norte, Europa e Ásia, portanto algumas rotas podem ser mudadas. Também poderão se afetadas redes de energia e operações por satélite. Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional serão aconselhados a buscar abrigo em partes específicas da aeronave para evitar uma dose solar reforçada de radiação.
      A intensidade da tempestade solar pode ser classificada entre o moderada a forte, neste caso deverá oscilar entre os níveis dois e três, numa escala de cinco.

Sem comentários:

Enviar um comentário