sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

5 Orcas Processam SeaWorld

      A ONG (Organização Não Governamental) PETA (People for the Ethical Treatment of Animals – Pessoas para o Tratamento Ético dos Animais), nomeou cinco orcas como autoras dum processo na justiça americana, no qual se argumenta que os animais têm os mesmos direitos de proteção contra a escravidão que os seres humanos, entrando com uma ação contra o parque aquático SeaWorld.
      Com esta ação a justiça norte-americana irá discutir se os animais devem ter a mesma proteção constitucional que os seres humanos.
      A equipa jurídica do SeaWorld classificou o caso como um desperdício de tempo e dinheiro e fez saber, através do seu advogado, que consideram que, se a PETA vencer este caso, isso terá consequências graves para os parques marinhos e zoológicos, mas também noutras áreas onde os animais “ajudam” os humanos.
      A PETA considera que as orcas Tilikum, Katina, Kasatka, Ulises e Corky são tratadas como escravas, ao viverem em tanques e serem forçadas a fazer apresentações diárias.
      A ONG baseia-se na 13ª emenda da Constituição americana, onde se aboliu a escravidão e a servidão involuntária.
      Jeffrey Kerr, o advogado que representa as cinco baleias, terá dito: «Pela primeira vez na história de nossa nação, um tribunal federal ouviu os argumentos sobre se seres vivos, que respiram e sentem, têm direitos ou podem ser escravizados simplesmente porque não nasceram humanos» e continuou «Escravidão não depende da espécie do escravo, assim como não depende de raça, género ou etnia. A coerção, degradação e submissão são características da escravidão e, essas orcas, enfrentaram todas as três."
      Na foto aérea abaixo podes ver, dentro do círculo vermelho, o tanque onde a orca Tilikum se encontra. Observa como o seu nariz e cauda tocam as paredes do tanque.
      Mais info em: http://www.peta.org

Sem comentários:

Enviar um comentário