sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A Bio-Bateria

      A empresa “Sony” acaba de anunciar ter desenvolvido uma nova bateria que, em vez de utilizar elementos químicos como o lítio, utiliza elementos naturais, comportando-se a bateria como um ser vivo, convertendo nutrientes em eletricidade tal como os seres vivos fazem para as suas atividades vitais.
      A eletricidade é produzida através da utilização de enzimas que dividem hidratos de carbono, sob a forma de glucose. Segundo Yuichi Tokita, investigador no “Bio Material Research Gp Advanced Materials Laboratories”, da “Sony”, este processo utiliza a enzima celulase para decompor os materiais em açúcar (glicose), e se “continuarmos a investigar poderemos criar uma solução sustentável de energia”.
      Um dos elementos de que se podem alimentar as baterias consiste no vulgar papel. O papel contém celulose, que nada mais é do que um tipo de glicose das plantas. Certas enzimas são usadas para decompor a celulose em pequenos pedaços que são então decompostos novamente por outro tipo de enzima. Este processo gera iões de hidrogénio, que se combinam com oxigénio do ar e transformam-se em água, e também em eletrões, que são levados a um circuito para gerar eletricidade.
      A grande desvantagem desta bateria é que a quantidade de energia que ela consegue gerar ainda é pouca. Na demonstração, a “Sony” conseguiu ligar apenas um ventilador pequeno. A vantagem é ambiental, já que este tipo de bateria não gera resíduos tóxicos. Esta inovação traz um mundo de possibilidades para a reutilização de produtos, como o papel usado, gerando benefícios ambientais.
      Esta última criação da “Sony” é mais uma no meio de dezenas de outras iniciativas, com um processo semelhante. A empresa já tinha conseguido por um “Walkman” a funcionar utilizando glucose de um sumo de fruta como combustível.
      “No futuro seremos capazes de gerar eletricidade utilizando derivados de glucose extraídos dos cartões velhos, jornais antigos, revistas e outros tipos de papel”, afirmou Yuichi Tokita.
      Mais info em: http://www.sony.net/SonyInfo/technology/technology/theme/bio_01.html

Sem comentários:

Enviar um comentário