quinta-feira, 3 de maio de 2012

Nós e o Planeta

      Acaba de ser publicado pela Royal Society de Londres o relatório “People and the Planet”, no qual se aborda, entre outros assuntos a questão dos altos níveis de consumo dos países industrializados e o excesso de população em países em desenvolvimento. 
      O relatório é a conclusão de um estudo dirigido pelo biólogo John Sulston (Nobel de Fisiologia/Medicina em 2002) e uma equipa de 22 cientistas que estudou a ligação entre a população global e o consumo e as suas implicações num planeta com recursos limitados. 
      Paul Nurse, presidente da Royal Society (e também Nobel de Fisiologia/Medicina em 2001), afirma, no prefácio do relatório final, que as “rápidas e globais alterações na população humana juntamente com nível sem precedentes de consumo promoveram mudanças profundas na saúde humana, no bem-estar e no meio ambiente”. 
      A combinação desses fatores tem “consequências a longo prazo para o planeta”, que é limitado nos seus recursos. Esse impacto, que está a sentir-se nas gerações atuais e vai continuar a sentir-se nas futuras, levanta muitas preocupações “e desafia-nos a considerar a relação entre população e planeta”. 
      Durante quase dois anos, os investigadores estudaram a fundo as atuais tendências sociais, económicas e ambientais para tentar perceber que futuro espera a humanidade nos próximos 100 anos. 
      O relatório alerta para a pressão de crescimento da população que no ano passado atingiu os sete mil milhões de habitantes. Em meados deste século, haverá mais 2300 milhões novos habitantes (o atual número de habitantes da China e da Índia juntas). 
      Podes baixar todo o relatório (134 páginas) na seguinte ligação: http://royalsociety.org/uploadedFiles/Royal_Society_Content/policy/projects/people-planet/2012-04-25-PeoplePlanet.pdf 

Sem comentários:

Enviar um comentário