quinta-feira, 17 de maio de 2012

O Vírus Elétrico

      Cientistas da universidade norte-americana de Berkeley desenvolveram um método de produção de eletricidade que utiliza vírus inofensivos para converter a energia mecânica em eletricidade. 
      Os investigadores conseguiram criar um gerador capaz de produzir a corrente necessária para iluminar um pequeno ecrã LCD, que funciona pressionando com um dedo um eléctrodo do tamanho de um selo dos correios. O estudo está publicado na «Nature Nanotechnology». 
      O botão que se pressiona está coberto de uma fina camada de vírus desenhados especialmente para o efeito e que convertem a força aplicada numa carga eléctrica. 
      Trata-se de um primeiro gerador capaz de produzir eletricidade mediante o aproveitamento das propriedades piezoeléctricas de um material biológico. 
      A piezoeletricidade é a capacidade que tem um sólido de acumular carga elétrica como resposta a uma tensão mecânica (como acontece num gira-discos, por exemplo). Este método poderá dar lugar ao fabrico de pequenos dispositivos que produzam energia a partir dos movimentos habituais em qualquer tarefa quotidiana, como subir as escadas. 
      Os cientistas admitem que este trabalho é um primeiro passo para o desenvolvimento de geradores pessoais que poderão ser utilizados em nano-dispositivos e outros mecanismos baseados na eletrónica de vírus. 
      Os investigadores utilizaram o vírus bacteriófago M13, que ataca apenas as bactérias sendo, assim, inofensivo para os humanos. Por ser um vírus, consegue reproduzir-se aos milhões em poucas horas proporcionando um fornecimento constante. Além disto, é fácil de manipular geneticamente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário