sábado, 9 de junho de 2012

Homem tem Cara com 2 Idades

      William McElligott é um norteamerciano com 66 anos de idade e foi durante a sua vida motorista, tendo apanhado mais Sol de um dos lados da face, pelo que hoje tem de um lado uma cara mais envelhecida do que do outro lado, que não apanhou tanto Sol.  
      Que o Sol fazia mal à pele já toda a gente sabia, mas William é uma boa prova disso.  
      Este camionista conduziu durante quase 30 anos e apanhou mais sol no lado da janela do camião, verificando-se claramente as consequências dessa insistente exposição solar e as diferenças entre um e o outro lado do rosto.  
      A imagem abaixo foi publicada no «New England Journal of Medicine» e mostra o lado muito mais envelhecido com uma pele mais espessa e enrugada. A condição, chamada de dermatoheliosis unilateral ou fotoenvelhecimento (causada por raios solares ultravioletas [UVA]), foi estudada pelos cientistas Jennifer R.S. Gordon e Joaquin C. Brieva, da Universidade norte-americana de Northwestern, em Chicago.  
      Os raios UVA são a forma mais comum de raios de luz e, mesmo com a janela fechada, podem penetrar o vidro da janela, se não estiver suficientemente matizado para proteger o passageiro. Embora se acredite que os UVA sejam menos nocivos do que os raios UVB, estes também podem ser responsáveis por cancro de pele e estão presentes até mesmo em dias nublados.  
      Passaram 15 anos até que o camionista notasse alguma diferença entre os dois lados da sua cara, mas McElligott ficou mais atento quando os netos começaram a questioná-lo sobre as alterações sofridas na pele.  
      Os investigadores sublinharam que o camionista precisa de um acompanhamento regular para prevenção do cancro de pele. “Bloquear a infiltração é a melhor resposta, 365 dias por ano, esteja nublado ou sol, na rua, no carro ou na praia”, alertou a equipa. 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário