sexta-feira, 22 de junho de 2012

Nott-202a

      “NOTT-202a” é um material poroso, assim denominado, desenvolvido por uma equipa de cientistas da Universidade de Nottingham (Reino Unido), material este que é capaz de absorver dióxido de carbono (CO2) da atmosfera.  
      A descoberta está publicada na «Nature Materials» e podes ler o artigo completo no seguinte endereço: http://www.nature.com/nmat/journal/vaop/ncurrent/full/nmat3343.html 
      Os investigadores centraram-se numa rede de metal orgânico em forma de colmeia que, explicam em comunicado de imprensa, pode ser considerada uma nova classe de material poroso.  
      A estrutura do material permite a absorção seletiva de dióxido de carbono: enquanto outros gases como o nitrogénio, o azoto ou o hidrogénio conseguem passar através dele sem problemas, o CO2 fica retido nos nanoporos do material.  
      Segundo Martin Schröder, da Escola Universitária de Química, o truque que diferencia as propriedades deste novo material reside na sua “estrutura única”. O “NOTT-202ª” tem uma estrutura de colmeia feita de uma série de moléculas ou iões unidos a um átomo metálico central e preenchida com centros metálicos de índio (In). Isto forma uma nova estrutura composta por dois quadros entrelaçados.  
      A absorção e o armazenamento do CO2 poderá limitar as emissões atmosféricas de carbono provocadas pela atividade humana e, assim, ajudar a resolver o problema do aquecimento global.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário