terça-feira, 12 de junho de 2012

A Paz no Mundo

      Foi hoje divulgado o atual “Índice de Paz Global”. Este índice foi criado em 2007 por uma parceria entre a Universidade de Sydney (Austrália), Universidade de Londres (Reino Unido), a Universidade de Uppsala, o Instituto Internacional de Pesquisas pela Paz de Estocolmo, ambos na Suécia e a revista britânica “The Economist”.  
      Com este índice, anualmente divulgado, pretende-se analisar a nível global os esforços pela paz, tanto de caráter interno como externo a cada país. Os países em análise são 158 e este ano, este estudo vem revelar que o mundo está mais pacífico, apesar de reconhecer a existência de conflitos no Médio Oriente, nomeadamente na Síria. A América do Norte também tem registado um aumento de violência, mas, de acordo com o documento, todas as regiões do mundo tiveram melhorias no que respeita à avaliação dos conflitos domésticos e internacionais, segurança na sociedade e militarização.  
      Realça ainda o facto de, pela primeira vez, a África subsaariana ter deixado de ocupar o último lugar da lista.  
      Assim, temos em primeiro lugar da lista, como o país com o maior índice de paz, a Islândia (este primeiro lugar foi, no ano passado, ocupado pela Noruega) e em último Lugar já não está o Iraque, como no ano passado, mas a Somália. 
      Dos países lusófonos analisados, o melhor classificado é Portugal, em 16º lugar (no ano passado estava em 9º lugar), seguido de Moçambique em 48º lugar, Brasil em 83º lugar e, empatados no 95º lugar estão Angola e a Guiné-bissau. Os E.U.A. estão classificados em 88º lugar e a Rússia no lugar 153 do índice.  
      Mais info em:

Sem comentários:

Enviar um comentário