terça-feira, 17 de julho de 2012

A Perda de Paciência

      Cientistas da Universidade de Iowa (EUA) conduziram um estudo dirigido à paciência das pessoas, observando o que acontece no cérebro quando as pessoas ficam sem paciência.  
      De acordo com as conclusões apontadas, os cientistas afirmam que o nosso cérebro tem uma capacidade limitada para o autocontrolo e que esta vai diminuindo conforme a sua utilização. 
      A equipa de investigadores usou imagens de ressonâncias magnéticas, que dispunham a atividade cerebral de voluntários durante a realização de tarefas que exigiam autocontrolo. As imagens mostraram que a atividade no córtex cingulado anterior – uma área responsável por reconhecer situações que exijam o domínio dos impulsos – permaneceu estável, e na zona do córtex pré-frontal dorsolateral, responsável por manusear o autocontrolo e pela escolha das melhores respostas para as situações problemáticas, não permanecia igual.  
      Esta área é ativada com menor intensidade depois de cada esforço, dando sinal que “a paciência vai se esgotando”. Os cientistas interpretaram esses resultados como uma prova de que as pessoas não têm problemas em reconhecer situações que provoquem ansiedade e exijam autocontrolo. No entanto, é mais difícil manter a calma e tomar as melhores decisões se o stresse for contínuo ou recorrente, isto é, e como já se sabia e diz-se, a paciência acaba-se por muito ser usada, e acaba-se por já não haver mais paciência. Assim se certifica cientificamente aquilo que anda na boca de todos nós por tradição oralmente recebida e empiricamente constatada.

Sem comentários:

Enviar um comentário