sábado, 11 de agosto de 2012

A Primeira Biblioteca da Guiné-Bissau

      A Guiné-Bissau não possui, ainda, nenhuma biblioteca pública no país mas, nas próximas semanas contará com a primeira a abrir na cidade de Bissau.  
      Uma associação da localidade portuguesa de Pombal denominada “Afectos com Letras, Associação para o Desenvolvimento pela Formação, Saúde e Educação (ONGD)” centrada na colaboração e desenvolvimento das crianças daquele país, desenvolveu um projeto de recolha de livros em Portugal entre 25 de março e 25 de junho, tendo recolhido 13 mil livros.  
      Estes livros foram catalogados por técnicos bibliotecários e colocados num contentor com destino a Bissau, onde vão ainda, para além dos livros, estantes e dez computadores, tudo oferecido.  
      Já na próxima segunda-feira, 13 de agosto, cinco voluntários da associação chegam a Bissau e, ao longo das próximas três semanas, contam montar a biblioteca nas instalações cedidas pelo Instituto Politécnico Benhoblô de Bissau e deixá-la a funcionar até ao fim do mês.  
      Entre os livros enviados vão muitos livros infantis, muita literatura portuguesa, romances estrangeiros e enciclopédias, assim como alguns livros em francês, dado o contexto regional da Guiné-Bissau, rodeada por países francófonos. 
        Muitos dos livros são novos, oferecidos por editoras, mas também há livros em segunda mão, dados por particulares e que foram sujeitos a uma triagem, pois como diz a responsável pelo projeto, Joana Benzinho: "Queremos fazer uma biblioteca em condições, não um depósito de livros antigos e em mau estado".  
      A biblioteca ficará a cargo de um funcionário, que receberá apoio e formação contínua por videoconferência a partir da Biblioteca Municipal de Pombal em Portugal.  
      Em dezembro, a associação conta levar a Bissau técnicos da biblioteca de Pombal para dar formação, de forma a dinamizar a biblioteca guineense com atividades como a hora do conto ou o cantinho da criança, e até lá vai continuar a recolher livros em Portugal.  
      Mais info em: http://www.afectoscomletras.com 

Sem comentários:

Enviar um comentário