sexta-feira, 27 de agosto de 2010

33 Mineiros Enterrados no Chile

      No Chile, os 33 mineiros presos numa mina, há quase um mês, poderão ser resgatados só daqui a 3 ou 4 meses, uma vez que é necessário fazer uma perfuração de cerca de 700 metros em rocha sólida.

      A situação torna-se preocupante pela demora do resgate, desconhecendo-se se os mineiros conseguirão sobreviver durante os próximos 3 ou 4 meses.
      As autoridades chilenas pediram a ajuda da NASA (Agência Espacial EUA) para garantir a sobrevivência dos mineiros, pois a situação dos mineiros, retidos a 700 metros de profundidade, “é comparável à situação dos astronautas que permanecem durante meses nas estações espaciais”.
      A colaboração com os peritos norte-americanos irá incidir especialmente na alimentação dos trabalhadores retidos nos escombros, enquanto durem as operações de resgate.
      Os 33 mineiros estão soterrados no fundo de uma mina de cobre e ouro no norte do Chile na sequência de um desmoronamento.
      Os trabalhadores começaram por receber, através de uma sonda, água, soro glicosado e alguns medicamentos para diminuir a acidez estomacal. Após uma fase de realimentação e rehidratação, que poderá demorar entre quatro a cinco dias, os mineiros vão começar a receber alimentos ricos em proteínas e em calorias.
      Outra das preocupações é a saúde mental dos confinados, encontrando-se uma equipa de psicólogos a monitorizar as condições mentais dos trabalhadores, principalmente durante o longo período de espera, até 4 meses, que terão que permanecer, tantos e em tão pouco espaço, a 700 metros de profundidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário