domingo, 31 de julho de 2011

The Angry Brigade

      Num dia como o de hoje (31 de julho) do ano de 1971, na Inglaterra, apesar de contar com proteção policial, a casa do Secretário da Indústria e Comércio John Davies é bombardeada pela “Angry Brigade”, como reação à sua declaração de intenção de fechar o estaleiro “Upper Clyde”, deixando centenas de trabalhadores desempregados.
      Em baixo está uma imagem de época com parte da destruição causada.

sábado, 30 de julho de 2011

A Vingança do Alfaiate

      Por esta altura, no ano de 1900, em Monza (Itália), o monarca italiano Umberto I é assassinado pelo alfaiate Gaetano Bresci com três tiros.
      Este ato foi um ato de justiça e de vingança contra o massacre de trabalhadores numa manifestação em Milão, dois anos antes, na qual centenas de trabalhadores famintos foram mortos.
      Pouco tempo antes numa atitude absurda o insolente rei Umberto havia condecorado o General Bava Beccaris, o responsável pela matança de Milão.
      Gaetano Bresci (1869-1901) era alfaiate de profissão e também jornalista e militante anarquista. Nascido em Itália e emigrado para os EUA, logo que lhe foi devolvido o dinheiro que emprestara para a constituição de um jornal, viajou para Itália com o propósito de matar o rei.
      Logo após os três tiros no peito, no meio da multidão, gritou: “Não matei Umberto, matei o Rei, matei um princípio”.


sexta-feira, 29 de julho de 2011

Simiente Libertária

      Saía em Caracas (Venezuela), por esta mesma altura do ano de 1959, o primeiro número do jornal "Simiente Libertaria" (Semente Libertária), periódico do grupo libertário denominado "Errico Malatesta".

quinta-feira, 28 de julho de 2011

L'Anarchiste

      Por esta altura, em julho de 1907, saía em St. Germain-en-Laye (França) o primeiro número do jornal “L’Anarchiste”.
      Deste jornal, de distribuição gratuita, só são conhecidos dois números.
      Observe-se o pormenor da letra “N” no título (invertida) dando-lhe um aspeto eslavo.
      No editorial do jornal podia ler-se: "Pour notre part nous somme décidés à faire tout ce qu'il sera possible de faire pour détruire l'autorité." (Pela nossa parte estamos decididos a fazer tudo o que for possível fazer para destruir a autoridade).

quarta-feira, 27 de julho de 2011

As Nacionalizações da CNT

      Por esta mesma altura, do ano de 1936, em Barcelona, a obra construtiva da revolução libertária tomava cada vez mais posição em toda a sociedade, designadamente, nacionalizando os transportes públicos da cidade e todos os demais serviços e indústrias.
      A imagem abaixo, da época, retrata um transporte público decorado com as cores da CNT.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Liro Explosivo

      Num dia assim como o de hoje mas do ano de 1891, em Paris, o ministro do interior, de nome Constans, recebia pelo correio uma encomenda contendo um livro.
      A esposa do ministro achou a encomenda suspeita e entregou-a à polícia, tendo-se verificado tratar-se de um livro armadilhado que explodiria ao abrir-se, conforme se vê na fotografia da época que abaixo se reproduz.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pazes com a Autoridade

      "Quando fazes as pazes com a autoridade, tornas-te na autoridade."
      Jim Morrison (1943-1971)
      Poeta e músico do lendário grupo “The Doors”.

domingo, 24 de julho de 2011

Timón

      Saía em julho de 1938, em Barcelona (Espanha), o primeiro número da revista “Timón” (Timão), com publicação mensal, sendo publicada pela editora “Tierra Y Libertad”, durante 6 números, até Dezembro desse mesmo ano.

sábado, 23 de julho de 2011

Freedom

      Por esta mesma altura do ano de 1919, saía em Nova Iorque (EUA) o jornal “Freedom” (Liberdade), também denominado, em subtítulo, de Jornal do Anarquismo Construtivo.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Olimpíada Popular

      Num dia como o de hoje (22 de julho) do ano de 1936, tinha início em Barcelona (Espanha) as “Olimpíadas Populares”.
      Estes jogos olímpicos alternativos foram criados para se oporem aos jogos olímpicos tradicionais que nesse mesmo ano decorriam em Berlim, sob o domínio do governo nazi de Adolf Hitler que usou tais jogos como um meio de propaganda do seu fascismo.
      Os jogos populares acabaram por ser adiados por causa da revolução espanhola que decorria, tendo os desportistas estrangeiros que compareceram tomado então conhecimento e até intervenção nos combates revolucionários.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Esperanto

      Num dia assim como o de hoje (21 de julho) do ano de 1887, em Varsóvia (Polónia), uma pequena brochura denominada “O Primeiro Livro” aparecia assinada pelo pseudónimo "Doktoro Esperanto", pseudónimo usado por Louis-Lazare Zamenhof, linguista (1859-1917).
      A publicação tinha 40 páginas contendo um projeto de uma língua auxiliar internacional que todo o mundo conhece como Esperanto.
      Este idioma, de fácil aprendizagem pelos ocidentais, propõe-se ser a segunda língua de toda a humanidade, facilitando a compreensão e comunicação entre todos.
      Numerosos anarquistas adotaram de imediato esta língua, vendo nela a possibilidade de ultrapassar as barreiras nacionais, sendo um ótimo meio de difusão global dos ideais anarquistas.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cidadão do Mundo

      No dia 20 de julho de 1956 saía no Japão o número 3 do jornal “Cidadão do Mundo”, ou em Esperanto “Mondcivitano”.
      Este jornal era publicado pelo anarquista japonês Taiji Yamaga.

terça-feira, 19 de julho de 2011

CNT-FAI

      A imagem abaixo reproduz um cartaz alusivo ao incentivo à luta de 19 de Julho de 1936.
      Faz hoje 74 anos o primeiro dia da Revolução Espanhola, na qual todo um povo se levantou com armas ambicionando a construção de um futuro diferente das ameaças totalitárias que surgiam na Europa.
      A revolução teve início num dia como o de hoje, por volta das 4 horas da madrugada, quando as tropas fascistas saíram à rua, em Barcelona e depararam-se com os trabalhadores armados e barricados nas ruas.
      Travaram-se violentos combates de rua, saindo o povo vitorioso, cerca do meio-dia, sobre as tropas fascistas, obrigadas a retirar-se aos seus quartéis.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

A Riqueza e a Pobreza

      «Não defendo a miséria, mas minha riqueza foi a pobreza.
      Os criadores de todas as riquezas são os pobres. Os ricos criam a miséria.
      Não é porque alguém seja pobre que tem que se acovardar, ficar em sua casa intimidado. O pobre tem que lutar. Quando alguém luta não é pobre, é pobre quando se deixa em sua casa rezando para que aconteça um milagre.»
      Lucio Urtubia Jimenez, em entrevista à Rádio Taringa.
      Espanhol nascido em 1931 (há 79 anos), pedreiro, ladrilhador, assaltante, falsificador e ativista libertário.

domingo, 17 de julho de 2011

El Libertário

      Corria o ano de 1954, quando, por esta mesma altura, saía em Santiago do Chile o primeiro número do jornal "El Libertario".
      Como subtítulo constava: “A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores”.

sábado, 16 de julho de 2011

Il Libertário

      Corria o ano de 1903 e num dia como o de hoje saía à luz o primeiro número, em Itália, do jornal anarquista “Il Libertario”.
      Este jornal provocou inúmeras polémicas na sociedade e poder italiano, tendo o governo fascista destruído o jornal em 1922, isto é, quase 20 anos depois.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Luz

      Num dia assim como o de hoje mas do ano de 1912 saía no México o primeiro número do jornal “Luz”.
      Este jornal era publicado pelo coletivo com o mesmo nome e os temas abordados eram essencialmente a defesa da mulher e dos trabalhadores.
      O jornal cessaria a sua publicação 8 anos mais tarde, em 1920, reaparecendo depois, em 1924, com o nome de “Luz y Vida”.


quinta-feira, 14 de julho de 2011

A Ideia Anti-Suicídio

      A Coreia do Sul é o país com uma das mais altas taxas de suicídio do Mundo. Para evitar tão alta taxa de suicídios foi agora implementada uma “experiência de morte”, com a qual se pretende que as pessoas enfrentem a morte, dando assim mais valor à vida.
      A experiência consiste em colocar as pessoas em caixões, mesmo fechados, durante algum tempo, de forma a tomarem consciência sobre as suas vidas.
      Uma professora da Universidade de Sahmyook, Kang Kyung-ah, valorizou a experiência de estar dentro de um caixão, ao sugerir que pode sensibilizar as pessoas entre os 20 e os 40 anos (a faixa etária com a taxa de suicídio mais elevada).
      De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a Coreia do Sul tinha, em 2009, uma taxa de suicídio de 31%, a segunda mais elevada à escala mundial, apenas atrás da Lituânia. O mesmo estudo colocou Portugal na 55ª posição, ao registar 7,9%.
      Em baixo podes ver um vídeo da experiência de morte relatada num canal de televisão sul coreano.

 

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Considerações Chinesas sobre Internet

      Zang Jiebin é governador do município de Xiamen e acaba de comentar publicamente que as autoridades ocidentais censuram mais a Internet do que no seu país, afirmando que os cidadãos chineses têm sorte em viver num país que fomenta a liberdade na Internet e não exerce uma censura tão forte como o faz o Ocidente.
      Disse: «Nos países ocidentais, a supervisão e a gestão da ideologia e dos novos média é mais estrita do que a nossa.» De seguida deu como exemplo a Alemanha, referindo que neste país os cidadãos comuns têm dificuldade em usar a Internet devido à burocracia governamental e aos elevados custos.
      Depois destas declarações sucederam-se as reações dos internautas chineses, que entre outros comentários, alertaram o político para o facto de estar a confundir a Alemanha com a Coreia do Norte.
      Na China, o acesso a sítios como o “Facebook”, o “Twitter” ou o “YouTube” foi proibido, com a justificação de poderem por em causa a segurança nacional.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Ditador é "homem bem intencionado"

      Já há algum tempo que o palhaço monárquico português não nos alegrava a vida com piadas mas eis que voltou àquilo que melhor sabe fazer, isto é, dizer asneiras que só podem ser consideradas cómicas.
      O ditador presidente da Síria, Bashar al-Assad, é “um homem muito bem intencionado”, assim o disse o intitulado duque de Bragança, conhecido como D. Duarte, aspirante ao trono português e que tem uma legião de parvos seguidores.
      Em declarações a partir de Damasco, onde se encontra, Duarte justificou assim a sua deslocação à Síria: “O presidente da República convidou-me para vir cá e, por um lado, conhecendo-o, sei que é uma pessoa com um fundo muito bom e um homem muito bem intencionado e, por outro lado, a instabilidade nesta região é, de facto, muito perigosa. Por isso, achei que devia aceitar e tentar ver se a minha intervenção pode ser útil”.
      Desde Março passado que a contestação ao regime está a ser violentamente reprimida pelo ditador que não quer sair, tendo já assassinado pelo menos 1300 civis e tendo milhares de pessoas em fuga das suas boas intenções.
      Recorde-se que o atual ditador é filho do anterior (Hafez Al-Assad) o qual dirigia o país igualmente de forma violenta, sobre isto o pretende a ser rei de Portugal diz que o atual é “muito estimado por toda a gente” e que “desde que assumiu o poder, tem tentado democratizar e humanizar a política e já conseguiu grandes avanços”.
      Referindo-se às reuniões que teve com os membros do governo sírio, Duarte afirma que “mais de uma centena de militares e de polícias foram degolados pelos grupos de oposição militante”, isto é, os mauzinhos.
      Duarte esteve na semana passada reunido com o presidente, com o primeiro-ministro, Adel Safar, bem como com “individualidades da oposição moderada”, e pretende “aproveitar as boas relações pessoais” que tem com Al-Assad e outras pessoas na região para “tentar ajudar a que se encontre uma solução”.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Partido Anti-PowerPoint

      Foi criado na Suíça um partido Anti-PowerPoint. Este partido nasce de uma ideia de Matthias Poehm, um formador especializado em falar em público, que assim pretende defender os cidadãos de todo o mundo que «são obrigados a assistir a apresentações chatas de empresas».
      Matthias acredita que pode ser eleito já no próximo mês de Outubro, quando se realizarem as próximas eleições para o parlamento suíço.
      De acordo com o primeiro comunicado emitido pelo partido, disponível no sítio da Internet em oito línguas, o APPP (Anti-PowerPoint-Party) afirma ser «o defensor dos cerca de 250 milhões de cidadãos em todo o mundo que, todos os meses, são obrigados a assistir a apresentações chatas de empresas, e que não estão representados pelos políticos até agora».
      Indicam ainda que o programa da Microsoft é «a fonte do problema» pretendendo que o mesmo deixe de ser usado e substituído por apresentações em quadros, quadros estes que consideram ser mais eficientes nas apresentações.
      O partido declara ainda que tem por objetivo a curto prazo atingir os 33 mil membros, número que consideram inicialmente satisfatório para se tornarem o quarto maior partido na Suíça e assim conseguir levar a sua mensagem mais longe.
      Mais info em: http://anti-powerpoint-party.com/

domingo, 10 de julho de 2011

Somos Nós

      "Dentro de nós está o poder de nosso consentimento para a saúde e a doença. A riqueza e a pobreza, a liberdade e a escravidão. Somos nós que controlamos isso, e não os outros."
      Richard Bach
           Escritor estadunidense nascido em 1936 que alcanço sucesso literário com a obra “Fernão Capelo Gaivota”, publicada em 1970. Nesta obra a personagem é uma gaivota que decide que o voo não é apenas uma forma para as aves se movimentarem. Assim, a gaivota Fernão consegue cativar o bando com o seu fascínio pelas acrobacias, conseguindo ainda uma nova ordem social na qual as aves desfrutam do voo com paixão. É uma história que aborda os temas da liberdade e da aprendizagem.

sábado, 9 de julho de 2011

O Segredo da Longevidade

      Uma equipa da Universidade de Liverpool, coordenada por um investigador português (João Pedro Magalhães), conseguiu a primeira sequenciação do genoma completo do Heterocephalus glaber, vulgarmente conhecido como rato-toupeira-nu, um animal que possui uma inusitada resistência à dor, às doenças – tal como o cancro – e à velhice, já que vive mais de 30 anos [considerada uma vida longa por comparação com outros roedores]., sendo o único mamífero capaz de reparar danos no seu ADN.
      Este roedor é normalmente encontrado no sul da Etiópia, Quénia e Somália e é famoso por ser o rato mais feio do mundo e viver em ambientes adversos. No entanto, as restantes características, que o distinguem dos demais, captaram a atenção da equipa coordenada pelo cientista português, especialmente pela sua longevidade e metabolismo, cujo trabalho gira em torno da genética do envelhecimento.
      É um animal com falta de sensação de dor na pele e tem um metabolismo muito baixo que lhe permite viver no subsolo, com níveis de oxigénio limitados.
      O cientista explica que “Dedicamo-nos à biologia e genética do envelhecimento e estamos, sobretudo, interessados no rato-toupeira pela sua longevidade. Vive mais de 30 anos e é um animal bastante pequeno” – o que o torna mais cativante, dada a relação entre o tamanho e a longevidade –, “por exemplo, mamíferos grandes, como as baleias e os elefantes, vivem muito mais tempo do que animais de volume menor, tal como os roedores”. O rato-toupeira-nu é uma exceção à regra e consegue ser mais pequeno do que um rato comum. Por todas estas razões, “temos um enorme interesse em estudar os mecanismos de envelhecimento e a sua enorme capacidade de resistência a doenças e ao cancro”.
      Concluiu o cientista que “A sua capacidade de reparação de danos de ADN e de resistência a doenças tem como objetivo final ser usada a favor dos seres humanos em doenças do envelhecimento, como Alzheimer e outras”.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Amor

      «Quem não me deu Amor, não me deu nada.
        Encontro-me parado…
        Olho em redor e vejo inacabado
        o meu mundo melhor.»
      Ruy Cinatti
      (Poeta e cientista português – 1915-1986)

quinta-feira, 7 de julho de 2011

O Vírus Indestrutível

      Acaba de ser descoberta uma nova “botnet”, a “TDL-4”, que os analistas informáticos consideram ser indestrutível.
      Sabe-se que esta botnet já infetou mais de quatro milhões de computadores e, segundo vários analistas, entre os quais Sergey Golovanov, da empresa de segurança informática “Kaspersky Lab”, esta ameaça é «actualmente a ameaça mais sofisticada».
      Joe Stewart, diretor de pesquisa de “malware” da “Dell SecureWorks”, diz que esta «não será perfeitamente indestrutível mas praticamente indestrutível», acrescentando que «o trabalho foi muito bem feito».
      Os analistas baseiam esta convicção no facto da “TDL-4” ser difícil de detectar, eliminar e erradicar. Para os analistas esta “botnet” é assim tão complicada de erradicar por possuir uma combinação entre a encriptação usada e a utilização de uma rede pública de “peer-to-peer” para a transmissão das instruções para os servidores de controlo e comando do “malware”.
      Uma “botnet” é uma coleção de agentes de “software” ou “bots” que executam as suas funções de forma autónoma e automática.
      Por esta mesma altura no ano passado, o FBI prendia um jovem esloveno de 23 anos responsável por um “software” malicioso que, segundo uma estimativa, integrava 12 milhões de computadores em uma “botnet”. Atualmente estima-se que até um quarto de todos os computadores pessoais conetados à Internet façam parte de uma “botnet”.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cantas-lhe os Parabéns?

      Ainda te lembras de George Bush?
      Entre muitos disparates disse este:
      "Our enemies are innovative and resourceful, and so are we. They never stop thinking about new ways to harm our country and our people, and neither do we."
      Tradução: "Os nossos inimigos são inovadores e engenhosos, e nós também. Eles nunca param de pensar em novas maneiras de prejudicar a nossa nação e o nosso povo, e nós também não."
      Pois é, aquele que foi o estúpido mais ridículo e perigoso do Mundo faz hoje anos, em concreto 65 anos.
      Se não lhe queres dar um tiro fatal na cabeça, então atreve-te a cantar-lhe os parabéns.
      http://www.georgewbushcenter.com/

terça-feira, 5 de julho de 2011

Cabo Verde

      Comemora-se hoje em Cabo Verde a sua independência de Portugal, ocorrida há 36 anos, num dia como este, 05 de Julho, mas do ano de 1975; após a Revolução do 25 de Abril de 1974 que pôs fim à ditadura portuguesa.
      Cabo Verde é um arquipélago de origem vulcânico constituído por 10 ilhas situadas no Oceano Atlântico em frente à costa ocidental africana.
      Este arquipélago foi descoberto em 1460, desabitado e sem vestígios de presença humana anterior.
      Foi colónia portuguesa durante 5 séculos.
      A população atual do arquipélago ronda o meio milhão de habitantes.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

A Alice tem 146 Anos

      Foi num dia como o de hoje mas do passado ano de 1865 (há 146 anos) que a obra de Lewis Carrol “Alice no País das Maravilhas” era publicada no Reino Unido.
      O clássico da literatura inglesa conta a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho e vai parar a um lugar fantástico povoado por peculiares criaturas antropomórficas.
      Esta obra é apontada como sendo precursora de uma certa literatura surrealista, contendo uma subtil mensagem para adultos, para além do conto aparentemente infantil.

      A obra tem sido interpretada de muitas distintas formas, uma delas considera-a como uma representação da adolescência, com a entrada súbita e inesperada (na toca do coelho) acompanhada das diversas mudanças de tamanho e a confusão que isso causa em Alice, ao ponto dela dizer que já não sabe quem é, após tantas transformações.
      A obra também faz referências a questões de lógica e à matemática (matéria que o autor leccionava), por exemplo, no debate entre Alice, o Chapeleiro e a Lebre de Março, sobre relações inversas, argumenta o Chapeleiro que ver o que se come não é o mesmo que comer o que se vê.

domingo, 3 de julho de 2011

Jim Morrison

      Foi num dia assim como o de hoje mas do ano de 1971 (há 40 anos) que morria, aos 27 anos de idade, o poeta e músico Jim Morrison.
      Vocalista da lendária banda rock “The Doors” e autor da maior parte das letras da banda, Morrison desenvolveu um estilo muito próprio de cantar e um estilo poético algo “místico”.
      A morte de Morrison sempre esteve envolta em polémica. Ocorreu em Paris e oficialmente foi dito haver sofrido um ataque cardíaco. De imediato surgiram hipóteses de “overdose” e também a teoria de ter sido eliminado pelos serviços secretos norte-americanos, aliás como o próprio já teria antes anunciado, como sendo o número 4 de uma lista de mortes misteriosas: primeiro fora Jimi Hendrix, depois Janis Joplin e em terceiro lugar morrera Brian Jones, todos social e politicamente incómodos e, curiosamente, todos mortos aos 27 anos de idade.


      De acordo com Jim Morrison, um dos eventos mais importantes da sua vida terá ocorrido na sua infância, durante uma viagem familiar que ele assim descreveu:
      « A primeira vez que descobri a morte… eu, os meus pais e os meus avós, íamos de automóvel no meio do deserto ao amanhecer. Um caminhão carregado de índios, tinha chocado com outra viatura e havia índios espalhados por toda a auto-estrada, sangrando. Eu era apenas um miúdo e fui obrigado a ficar dentro do automóvel enquanto os meus pais foram ver o que se passava. Não consegui ver nada – para mim era apenas tinta vermelha esquisita e pessoas deitadas no chão, mas sentia que alguma coisa se tinha passado, porque conseguia perceber a vibração das pessoas à minha volta, então de repente apercebi-me que elas não sabiam mais do que eu sobre o que tinha acontecido. Esta foi a primeira vez que senti medo... e eu penso que nessa altura as almas daqueles índios mortos – talvez de um ou dois deles – andavam a correr e aos pulos e vieram parar à minha alma, e eu, apenas como uma esponja, ali sentado a absorvê-las… »
      Os pais afirmaram que tal incidente nunca ocorreu mas Morrison afirmava o contrário dizendo que os pais, vendo como tal acontecimento o afectara, em face do choque, sempre o negaram e disseram-lhe que teria sido um pesadelo, para o acalmar.
      Morrison dizia coisas como: «Acho que os pontos mais importantes são apenas o mais alto e o mais baixo. Tudo o resto está apenas no meio. Eu quero a liberdade para experimentar tudo.»
      Vê o vídeo abaixo com a actuação ao vivo interpretando o emblemático e longo tema “The End”, aqui só com 10 minutos.

sábado, 2 de julho de 2011

Os Cidadãos Participativos a Islândia

      A Islândia possui uma constituição criada em 1944 a qual teve, até à data, apenas uma alteração: onde se lia “Rei” passou a estar “Presidente”. Agora, foi criado um grupo de 25 pessoas, as quais ficaram responsáveis por redigir um novo texto da constituição, o qual deverá estar pronto até ao final de julho próximo.
      Após o colapso financeiro do país, em 2008, e as consequentes manifestações, todo o edifício da democracia foi posto em causa e está a ser remodelado, sendo a revisão constitucional um dos aspetos a rever, pelo que, e pela primeira vez no Mundo, todos os cidadãos que queiram fazer parte do projeto de revisão constitucional podem participar e podem fazê-lo através de qualquer plataforma da Internet, como o Facebook, Twitter, Youtube e Flickr, assistindo aos debates, deixando comentários e sugestões em qualquer plataforma.
      Katrin Oddsdóttir, um dos elementos da assembleia de 25 pessoas, explicou que “se não fazemos as pessoas participar agora, não vai existir um sentimento de propriedade em relação ao documento”.
      Chovem sugestões como: “Poderiam colocar algo na nova Constituição Islandesa sobre extra-terrestres. Seriam provavelmente os primeiros”, ou “Todo o cidadão terá de forma automática uma conta num banco nacional relacionada com o seu documento de identidade”.
      Oddsdóttir assume que existia algum receio de que as pessoas escrevessem barbaridades, mas até ao momento “tem havido muito respeito, as pessoas interessam-se pelo processo”.
      A assembleia trabalha atualmente sobre um documento de 700 páginas originado por um Fórum Nacional. Quando há um debate este é transmitido em direto através de um sítio da Internet oficial. O sítio possui uma conta de Facebook e é lá que se concentra a discussão “online”.
      Até ao momento, o projeto de reforma constitucional já recebeu 2000 comentários, num país com apenas 320 mil habitantes. Os temas que dominam a discussão são essencialmente cinco: o diálogo político com os cidadãos, o papel da religião, a separação entre o poder legislativo e o governo, a proteção dos animais e a preservação do meio ambiente.
      Esta iniciativa tornou-se conhecida como “Democracia 2.0”.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Grupo de Iniciativas Informativas Diárias

      Este artigo que lês está publicado numa das várias iniciativas informativas que compõem o Grupo Info-Dia, um grupo dedicado à informação alternativa, global, não massificada, gratuita e diária.
      Esta iniciativa divulgativa nasceu em Janeiro de 2007 (há 4 anos), inicialmente sob a forma de mensagens curtas (SMS) para um determinado grupo restrito de beneficiários, tendo, ao longo do tempo saltado para um blogue e outro e outro e mais outro, contando hoje com assíduas visitas diárias, em todas as plataformas, vindas de todo o planeta onde haja um falante de Língua Portuguesa, tendo ainda leitores assíduos de falantes em Língua Castelhana (espanhol).
      Todos os dias são publicados novos artigos em mais do que um blogue e noutras plataformas de forma a alcançar um maior número de leitores e poder assim transmitir conhecimento que não está disponível nos normalizados e embrutecedores meios de comunicação social.
      Os artigos não são publicados de forma massiva, isto é, não são publicados em quantidade nem pretendem alcançar o grande público consumidor de estereótipos e estereóestúpidos.
      Todos os dias são selecionados os melhores acontecimentos, as notícias menos divulgadas, aqueles factos que deveras interessam e podem aportar algo mais ao nosso conhecimento geral do Mundo e de nós próprios, enquanto seres divinos que somos e todo-poderosos.
      O Mundo, a Vida e a Liberdade podem ser melhores do que isto. Esforça-te para o conseguires, cada segundo, cada vez que respires. Liberta-te a ti mesmo pelo conhecimento, não acreditando nas mentiras das religiões, dos poderes, dos Estados...
      A sabedoria é o único poder maior. Aprende, para saberes mais do que eles. O conhecimento é a tua arma de guerra mais poderosa e destruidora. Usa-a, ataca, mata, destrói.
      A seguir estão os endereços de todos os sítios do grupo até ao presente:
      1 – INFO-DIA:
            http://info-dia.blog.pt
            (informação diária diversificada no Blog.pt)
      2 – INFODIASMS:
            http://infodiasms.blogspot.com
            (informação diária diversificada no BlogSpot)
      3 – SABEMAIS:
            http://sabemais.wordpress.com
            (informação diária diversificada no Wordpress)
      4 – TWITTER:
            http://twitter.com/sabemais
            (informação diária breve no Twitter)
      5 – FACEBOOK:
            http://www.facebook.com [InfoDia Sms]
            (informação diária diversificada no Facebook)
      6 – ANARQUINFO:
            http://anarquinfo.blogspot.com
            (informação diária específica do mundo anarquista)
      7 – INFODIA VOZ:
            http://pt.blaving.com/infodia
            (a informação diária em voz para ouvir)
      8 – SMS:
            (para todas as redes móveis a operar em Portugal)