sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

As 10 Mais Online

      O dicionário “Online” Priberam acaba de anunciar as dez palavras mais procuradas no seu dicionário da língua portuguesa “online” durante o ano de 2011.
      Note-se que este dicionário tem acesso desde todo o Mundo e registam-se acessos desde as ilhas Fiji, ou o Togo, mas sendo os principais acessos realizados desde o Brasil e Portugal, por esta ordem. Em terceiro lugar surgem os acessos dos E.U.A., seguidos da Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Angola, Itália e Moçambique.
      Assim, a palavra que, no ano passado, mais consultas teve, desde todos aqueles acessos, é a palavra “Nostalgia”.
      Nostalgia é o estado de uma “tristeza profunda causada por saudades do afastamento da pátria ou da terra natal” ou o “estado melancólico causado pela falta de algo”, assim consta do dicionário.
      E qual será a palavra que ficou em segundo lugar das mais consultadas?
      Foi a palavra “Amor”, com cerca de 15 mil acessos a menos.
      Seguem-se as palavras: “escopo”, “paradigma”, “mau”, “exceção”, “mal”, “peço”, “inerente” e “ser”.
      A Priberam indicou ainda que o dicionário da língua portuguesa teve um total de 220 milhões de consultas e 66 milhões de visitas, registando um aumento de 10 por cento face a 2010.
      Foi feita também referência aos erros ortográficos mais pesquisados no dicionário, isto é, as palavras erradas procuradas: “excessão” em vez de exceção, “comcerteza” (em vez das duas com certeza), “compania” (em vez de companhia) e “quizer” (em vez de quiser).
      O dicionário “online” está em: http://www.priberam.pt/DLPO/

Sem comentários:

Enviar um comentário