quinta-feira, 31 de março de 2011

Formigas Zombies

      Foi descoberto na floresta tropical brasileira um fungo que não tem corpo próprio e se apodera do corpo de uma formiga, passando a controlar a mente da formiga, levando-a a andar para onde pretende o fungo, assim transformando a formiga num zombie.

      Os cientistas anunciaram na passada semana a descoberta de quatro tipos desta espécie de “Ophiocordyceps unilateralis”; fungos “alienígenas” que infetam as formigas e tomam controlo do seu cérebro, pretendendo com este controlo deslocar-se para locais ideais onde pode crescer e espalhar os seus esporos e, uma vez atingido tal objetivo, o fungo mata a formiga, por já dela não necessitar.
      As quatro espécies agora identificadas usam diferentes técnicas para espalharem os seus esporos depois de infetarem a formiga. Enquanto umas se espalham saindo através do cadáver, outras desenvolveram esporos que explodem e quando outras formigas passam atingem-nas, transformando-as em novos zombies.

quarta-feira, 30 de março de 2011

A Revista Feminina da Al Qaeda

      A organização árabe muçulmana “Al Qaeda” acaba de lançar uma revista feminina, chamada "Al-Shamikha", que se pode traduzir como "a mulher majestosa" e ao mesmo tempo que dá dicas sobre como manter a pele saudável, traz entrevistas com viúvas de "mártires" que morreram pelo Islão.
      As instruções de beleza assemelham-se às das revistas femininas ocidentais. A revista já foi mesmo apelidada de Jihad Cosmo, uma versão jihadista da Cosmopolitan ocidental: "use máscaras de mel com cuidado", "não passe a toalha com força no rosto", "vista o véu islâmico para proteger a pele do sol", pode ler-se entre os títulos. Na mesma coluna, os editores sugerem que as mulheres fiquem dentro de casa, saindo apenas em casos de extrema necessidade e com o rosto coberto para manter a "boa aparência".
      A revista incentiva ainda as leitoras a educar as crianças com o objetivo de serem futuras combatentes da “Jihad” e a casarem com seguidores das mesmas ideologias. "Através do martírio, os fiéis ganham segurança e felicidade", diz o editorial desta primeira edição.
      Estudiosos da história e cultura islâmica, como o diretor do sítio “Jihad Watch” afirma que "É uma tentativa de tornar a cultura “jihadista” atraente e encorajar novos ataques suicidas. O que a “Al Qaeda” deseja é recrutar também mulheres para as atividades terroristas, já que elas têm mais hipótese de fugir das consequências, como escapar do escrutínio e da detenção pelas forças antiterroristas.»
      Se quiseres ver a revista segue a seguinte ligação:
http://www.archive.org/stream/AlshamikhaMagazine/AlshamikhaM#page/n0/mode/2up

terça-feira, 29 de março de 2011

O Gene LRP1B

      A revista científica “Oncogene”, acaba de publicar um estudo levado a cabo por um grupo de investigadores portugueses que descobriram um mecanismo que trava o crescimento e a capacidade invasiva das células tumorais, o que permitirá uma nova estratégia para o tratamento do cancro.

      Os investigadores explicam que o papel de um gene, o “LRP1B” trava o crescimento e a invasão das células tumorais, fazendo-o de “uma forma pouco convencional, isto é, remove os fatores do meio que circunda as células que, de outra forma, seriam cruciais para as células tumorais”, referem Paula Soares e Hugo Prazeres, do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP).
      De acordo com os investigadores, “esta descoberta revela-se particularmente interessante porque consubstancia um novo mecanismo de supressão de tumores e aponta uma nova estratégia para tratar o cancro”, uma vez que trava o funcionamento das células que desenvolvem a capacidade invasiva, capazes de penetrar nos tecidos vizinhos, destruindo-os, fazendo com que o tumor se espalhe.
      Os investigadores salientam que o impacto desta descoberta “pode ser significativo”, já que se perspetiva “que este mecanismo possa ser encontrado em vários tipos de cancro de grande incidência, incluindo o cancro do pulmão e do esófago”.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Nuvens a 500 Mil Euros Cada

      A organização do Mundial de Futebol de 2022 no Qatar, revelou que está a ser desenvolvido um sistema para a criação de nuvens artificiais de forma a amenizar as elevadas temperaturas que se registam no Verão do Golfo Pérsico.

      As nuvens artificiais vão proporcionar sombra durante as fases de maior calor, sendo aplicadas nos estádios e nos centros de treino.
      Umas das principais críticas que tem sido apontada à escolha do Qatar como anfitrião de um Mundial são as elevadas temperaturas que se fazem sentir durante o Verão, onde a região pode registar até 50º centígrados, tendo a candidatura apresentado uma proposta de implementação de um grande sistema de refrigeração e ar condicionado nos estádios.
      O departamento de engenharia da Universidade do Qatar, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, revelou que as nuvens serão produzidas por uma estrutura de carbono leve que albergará uma mistura de gás e hélio.
      A ser confirmado o projeto, estima-se que cada nuvem produzida ronde um custo final de 500 mil euros.

domingo, 27 de março de 2011

A Obrigação

      «A obrigação de um cidadão é nunca se calar.»

      Günther Grass
           Intelectual e escritor alemão, actualmente com 83 anos de idade, que alternou a atividade literária com a escultura, em simultâneo participando ativamente na vida pública do seu país. Recebeu o prémio Nobel da Literatura em 1999.

sábado, 26 de março de 2011

Mais Uma Hora

      Logo à noite à 1 hora, Portugal continental e a Madeira adiantarão uma hora os relógios, o mesmo acontecendo nos Açores mas à meia-noite.

      É a hora de Verão que passou a ser decidida a nível da União Europeia, sendo obrigatória para todos os países da união, ao contrário do horário de Inverno, que continua sob a soberania dos Estados, decidindo estes se optam ou não por ela. Portugal decide qual a hora oficial que pretende ter, se é a do fuso do meridiano de Greenwich, do fuso menos um ou menos dois, mas em relação à hora de verão deixou de ser uma competência nacional e passou a ser uma decisão no âmbito da União Europeia.
      O último domingo do mês de março foi selecionado para concretizar a alteração para a hora de verão e o último domingo de outubro para passar à hora de inverno.
      Esta alteração horária é uma opção meramente política, isto é, não é uma escolha científica, não é uma decisão de carácter astronómico. A maior parte das pessoas adaptam-se com alguma facilidade a esta alteração e reajustam o relógio interno biológico, mas existe uma pequena fração que diz que sente essa mudança da hora de forma terrível.
      A hora que interessa às pessoas, a dita hora civil, é a da rotação do planeta, é a maneira como nós vemos o sol e toda a nossa vida está associada à sucessão do dia e da noite. A atividade humana está extremamente dependente desse ciclo.
      A Comissão Permanente da Hora é um organismo composto por representantes de diversas áreas e interesses, presidida pelo Observatório Astronómico de Lisboa, que zela pelo cumprimento da sequência do dia e da noite. Esta Comissão reunião por última vez há cerca de três anos, para elaborar um relatório para a Comissão Europeia sobre se a hora de Verão deveria continuar a vigorar. A resposta foi afirmativa, tanto para o Continente, como para as Ilhas.
      Esta comissão existe formalmente desde os anos 40 do passado século, mas as suas raízes remontam ao início do século XX, quando saber com exatidão a hora ganhou importância crescente na vida em sociedade e em especial nos negócios.
      No século XIX, coexistiram a hora astronómica, que começava e acabava ao meio-dia solar para acompanhar o trabalho de observação dos astrónomos, e a hora civil (meia noite).
      Atualmente há muitos interesses sociais na hora, sobretudo em atividades que dependem muito da hora solar, como a agricultura e a construção civil, para estas pessoas interessa que a hora que o relógio marca efetivamente corresponda o mais possível às horas de sol.
      Já quem joga em bolsas internacionais preferia reger-se mais perto dos relógios de Frankfurt ou de Nova Iorque, apesar do desfasamento da hora solar, tal como quem tem negócios com Espanha, que iria preferir o regresso de Portugal à hora central europeia.
      O Diretor do Observatório Astronómico disse ainda que para já não têm existido pressões para a redefinição da hora, que segue o meridiano de Greenwich (hora zero) e por isso a Comissão não teve necessidade de se reunir ultimamente.
      O Observatório Astronómico, que comemora este ano 150 anos, está à frente da Comissão Permanente da Hora para «manter a independência científica em relação à hora». A Comissão tem representantes dos ministérios, mas também de setores como comércio, indústria, agricultura, turismo e educação.
      O director do Observatório afirma que «Há que jogar entre ter uma hora matematicamente idêntica àquilo que é a posição do sol ou, por questões de vida social e económica, tentarmos aproximá-la mais do espaço europeu».

sexta-feira, 25 de março de 2011

Ressurgimento Xenófobro na Alemanha

      Thilo Sarrazin é o autor do livro que já vendeu mais de 1,2 milhões de cópias na Alemanha. No livro os imigrantes muçulmanos são catalogados como «a causa de todos os problemas» – recorde-se que já antes Hitler tinha concluído o mesmo mas dos judeus.

      Aquele indivíduo foi director do “Bundesbank” e é membro do Partido Social Democrata Alemão (SPD).
      O livro é uma obra recheada de conteúdos xenófobos que já levou a que fosse rotulado como racista, sendo associado ao passado nazi do país. Relativamente às acusações, o indivíduo diz o seguinte: «Acusam-me de ser racista mas as questões que levanto são partilhadas por 60 por cento da população».
      O escrito intitula-se “A Alemanha Destrói-se” (Deutschland schafft sich ab) e nele reúne o autor diversos argumentos sustentados por números e estatísticas, onde são realçadas as dificuldades de integração dos muçulmanos e a sua excessiva dependência em ajudas sociais. Para além desses fatores vai ainda mais longe e refere umas teorias de «inteligência genética», concluindo que os maiores níveis de fertilidade dos imigrantes vão conduzir à redução do nível médio de inteligência na Alemanha e, consequentemente, à sua autodestruição, caso não se altere com urgência as políticas de imigração.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Cães Vítimas do Tsunami no Japão

      Com o número de mortos humanos a aumentar cada dia, acabam de chegar do Japão umas imagens das operações de socorro nas quais foi detetado um cão que se mantinha leal à sua companheira cadela, deitada, ferida, impossibilitada de se mover e até inconsciente, no meio dos destroços provocados pelo tsunami.

      As imagens andam a emocionar o mundo e por isso aqui se coloca abaixo uma foto e o vídeo.
      Inicialmente, parece que o cão se aproxima dos socorristas prendendo a sua atenção e regressando à sua posição junto à companheira ferida.
      Ambos os cães acabaram por ser salvos por veterinários das equipas de apoio e socorro aos animais, também vítimas do duplo desastre natural. Foram ambos levados para um abrigo onde a cadela faz tratamento.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Múmia Chinesa

      Os operários que abriam uma estrada perto da cidade chinesa de Taizhou descobriram acidentalmente um túmulo com um caixão inundado de água.

      Dentro encontraram um corpo mumificado ainda com sobrancelhas, cabelo e pele intactas depois de 600 anos.
      O cadáver tem cerca de metro e meio e foi enterrado com diversas peças de luxo: um anel de jade, um gancho de prata e mais de 20 peças de roupa da dinastia Ming (1368- 1644), tudo perfeitamente preservado graças, tão-só, à água que penetrou para dentro do caixão.
      Os arqueólogos explicam que a água ao entrar para o caixão preencheu o espaço vazio, fazendo sair o ar e, essencialmente o oxigénio, tendo ficado este de forma residual o que fez com que ficassem muito poucas bactérias responsáveis pela decomposição dos corpos.
      Ao contrário dos egípcios (mestres da arte da mumificação) não há indícios de que os chineses tenham alguma vez mumificado os seus mortos, pelo que este corpo mumificado existe apenas porque o cadáver encontrou um ambiente propício para se preservar.

terça-feira, 22 de março de 2011

Messenger em Mercúrio

      A NASA anunciou que a nave espacial Messenger está agora em órbita, à volta do planeta Mercúrio. Esta é a primeira missão a alcançar este feito.

      A nave viajou durante 6 anos e meio. Durante a viagem teve de realizar três sobrevoos de Mercúrio, um da Terra e dois de Vénus para gerir a sua velocidade à medida que ficava mais perto do Sol.
      A nave encontra-se a cerca de 46 milhões de quilómetros do Sol e está a 155 milhões de quilómetros da Terra. Transporta equipamento de imagem de alta resolução e uma matriz de espectrómetros que são mantidos a temperaturas amenas, apesar da proximidade ao sol.
      Está previsto ligar amanhã, dia 23 de Março, os instrumentos e testá-los antes da primeira fase científica, que trará novos conhecimentos sobre a formação deste planeta pouco conhecido.
      Mercúrio é um local de extremos. A sua proximidade ao Sol traduz-se em temperaturas na sua superfície na zona equatorial que podem atingir os 600ºC. No entanto, poderá haver gelo em crateras dos pólos que estão permanentemente à sombra.
      Este planeta é tão denso para o seu tamanho que mais de dois terços da sua massa devem ser compostos por ferro. Também tem um campo magnético, algo que não existe em Vénus e Marte.
      O planeta está profundamente marcado não só pelas crateras de impacto e actividade vulcânica mas também devido à retração do planeta, que tem reduzido de tamanho ao longo da história do Sistema Solar.
      Mercúrio fascina os cientistas porque poderá ser o nosso maior guia para conhecer os novos planetas que estão agora a ser descobertos à volta de sóis distantes.
      Sean Solomon, o investigador principal do Instituto Carnegie, em Washington (EUA), espera algumas descobertas extraordinárias nos próximos meses e afirma: “Pela primeira vez na história, está em órbita uma observação científica no planeta mais interno do sistema solar. Os segredos de Mercúrio, e as implicações que mantém para a formação e evolução de planetas semelhantes à Terra estão quase a ser revelados.”

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia Mundial da Poesia

      Hoje, 21 de março, é considerado o dia em que, no hemisfério norte começa a primavera, no entanto, o respetivo equinócio já aconteceu ontem. Mas neste dia comemoram-se outros acontecimentos.

      Na Jordânia, Líbano, Síria e Iémen, hoje é o Dia das Mães.
      No Brasil é hoje comemorado o Dia Nacional da Terra.
      No México é o Dia de Benito Juárez (herói histórico local)
      Na Namíbia é o seu Dia da Independência
      Para a OMS (Organização Mundial da Saúde/ONU), hoje é o Dia Mundial do Sono.
      Para a UNICEF é o Dia Mundial da Infância.
      Para a ONU (Organização das Nações Unidas) hoje é o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial e também o Dia Mundial da Floresta e o Dia Mundial da Árvore.
      Para a UNESCO (ONU) hoje é o Dia Internacional da Síndrome de Down, o Dia Universal do Teatro e, por fim o Dia Mundial da Poesia.
      De todos estes dias que hoje se comemoram, aqui vamos comemorar apenas um: O Dia Mundial da Poesia e vamos comemorá-lo com a poesia de rua pintada numa parede que a foto abaixo reproduz.

domingo, 20 de março de 2011

Um Mundo Novo

      «Vamos a heredar la tierra. No hay la menor duda sobre eso. La burguesía puede arruinar e incendiar su propio mundo antes de que finalmente concluya esta etapa de la historia. No estamos asustados por la destrucción. Nosotros quienes aramos las praderas y construimos las ciudades podemos construirlas otra vez, sino mejor la próxima vez. Llevamos un mundo nuevo, aquí en nuestros corazones. Ése mundo está creciendo en este minuto.»
      Tradução:
      «Vamos herdar a Terra. Não há a menor dúvida sobre isso. A burguesia pode arruinar e incendiar o seu próprio mundo antes que finalmente conclua esta etapa da história. Não estamos assustados pela destruição. Nós os que lavramos as terras e construímos as cidades, podemos construí-las outra vez, senão até melhor da próxima vez. Transportamos um mundo novo, aqui nos nossos corações. Esse mundo está a crescer a cada momento, neste mesmo minuto.»
      Buenaventura Durruti Domínguez
      (1896-1936)
      Operário mecânico, anarquista, sindicalista e miliciano revolucionário de destaque no movimento libertário antes e durante a Guerra Civil Espanhola. Foi morto com um tiro quando se dirigia para a frente de batalha, em circunstâncias nunca totalmente esclarecidas.


sábado, 19 de março de 2011

Primavera

      Amanhã, dia 20 de março, pelas 23:21 horas UTC (Tempo Universal Coordenado), ocorre o Equinócio da Primavera no Hemisfério Norte.

      Esta estação prolongar-se-á até ao próximo Solstício que ocorrerá no dia 21 de Junho às 17:16 horas UTC.
      Designa-se por equinócio o instante em que o Sol, no seu momento anual aparente, corta o equador celeste. A palavra de origem latina significa “noite igual ao dia”, pois nos dias de equinócio, o dia e a noite têm igual duração.
      Tem-se verificado que a cada ciclo de quatro anos os equinócios tendem a se atrasar. Isto implica que, ao longo do mesmo século, as datas dos equinócios tendem a ocorrer cada vez mais cedo. Assim, no século XXI só houve dois anos em que o equinócio de março aconteceu no dia 21 (2003 e 2007); nos demais, o equinócio tem ocorrido em 20 de março.
      Prevê-se que, por volta do ano 2040, passe a haver anos em que o equinócio aconteça no dia 19. Esta tendência só irá terminar no fim do século, quando houver uma sequência de sete anos comuns consecutivos (2097 a 2103), em vez dos habituais três.

sexta-feira, 18 de março de 2011

A Maior Lua Cheia

      O Mundo vai poder ver amanhã (19 de março) a maior lua cheia das últimas duas décadas.
      Amanhã é véspera de equinócio e a Lua vai parecer invulgarmente maior, porque vai ficar tão próxima da Terra como já não acontecia há 18 anos.
      O fenómeno de aproximação da Lua à Terra é designado perigeu (oposto ao apogeu, quando está mais afastada), explica-se por a órbita deste satélite não ser circular, mas elíptica, e a forma da elipse, a excentricidade da elipse, ir variando periodicamente, às vezes é mais alongada, outras mais curta.
      Neste perigeu a Lua estará a cerca de 356 mil quilómetros da Terra, enquanto que em média está à volta dos 360 mil quilómetros de distância. A Lua estará mais próxima da Terra cerca de quatro mil quilómetros, sendo 12% maior, à vista humana.
      Mas os fenómenos astronómicos do próximo fim-de-semana não se ficam por aqui: no domingo há o equinócio da primavera, dia que marca a mudança da estação e em que o dia e a noite têm exactamente a mesma duração.
      Quanto à influência que a aproximação da Lua pode ter sobre a Terra, designadamente desencadear catástrofes naturais, como se tem especulado ao longo dos anos, os cientistas afastam completamente essa hipótese. A Lua apenas exerce influência sobre as marés, prevendo-se apenas uma ligeira maior amplitude das marés. Por exemplo, no porto de Lisboa o Instituto Hidrográfico prevê para a altura da preia-mar 4,27 metros e baixa-mar de 0,20 metros, enquanto na lua cheia precedente as alturas foram de 4,21 e 0,12 metros. Apenas isso e nada de sismos, já que o comportamento da Terra depende do movimento das placas tectónicas, que por sua vez depende do movimento do magma no interior da Terra. São fenómenos muito lentos e independentes do movimento da Lua em torno da Terra.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Encomenda Postal com Cão

      Foi recentemente noticiado o ato de uma norte-americana, de nome Stacey Champion, de 39 anos de idade, detida em Minneapolis (estado do Minnesota, EUA), depois de tentar enviar um cão pelo correio.
      A mulher pretendia enviar o animal para o estado da Geórgia mas os funcionários dos correios fizeram as perguntas habituais sobre o conteúdo da caixa; quiseram saber se havia produtos perecíveis, líquidos ou materiais perigosos. A mulher disse que não havia nenhum desses produtos mas alertou que o pacote era frágil e pediu para terem cuidado com ele, acrescentando que se ouvissem algum barulho vindo da caixa, não ligassem pois continha um brinquedo robô.
      Do exterior da caixa a mulher escreveu: «É para o teu 11º aniversário. É o que tu querias».
      Os funcionários dos correios desconfiaram e acabaram por abrir a caixa, assim descobrindo um cachorro.
      Por todos foi admitido que o animal teria muito provavelmente chegado morto ao seu destino.

quarta-feira, 16 de março de 2011

110 Milhões de Micromensagens

      Dados divulgados pelo “Twitter” revelam que todos os dias são publicadas em média mais de 110 milhões de mensagens através do serviço de microblogues.

      Este valor é o atual, tendo aumentado da média anteriormente verificada de 95 milhões registada em Dezembro.
      Relativamente ao número de utilizadores registados no “Twitter”, foi indicado que o número de inscritos está cerca dos 200 milhões de membros.
          Podes acompanhar os artigos aqui publicados também no Twitter do Grupo, aí com a designação de "SabeMais".

terça-feira, 15 de março de 2011

A Crise Nuclear

      Hoje mesmo, a crise nuclear do Japão agravou-se ainda mais com a explosão de mais um reator e um novo incêndio na central de Fukushima 1, elevando perigosamente os níveis de radioatividade no arquipélago.
      Hoje mesmo registou-se mais um novo tremor secundário de 6 graus de magnitude, que estremeceu os edifícios de Tóquio.
      O medo apoderou-se dos japoneses que começaram já a esgotar alimentos e água, esvaziando as prateleiras dos supermercados.
      O porta-voz do governo, Yukio Edano, informou que os níveis de radioatividade alcançados "podem afetar a saúde dos seres humanos".
      A radioatividade foi já detetada na área de Tóquio (Tóquio fica a 250 km da central Fukushima).
      Os habitantes da capital, com 35 milhões de habitantes, correm para as lojas comprando máscaras e material para enfrentar qualquer emergência.
      O raio de exclusão ao redor da central de Fukushima 1 que estava nos 20 Km foi ampliado para 30 Km. Com o raio de 20 Km, foram retiradas 200 mil pessoas da região.
      Kaoru Hashimoto, uma dona de casa de 36 anos dizia: "Todos querem ir embora, mas não há gasolina para os veículos".
      O chanceler japonês, Takeaki Matsumoto, afirmou em Paris, onde participou numa reunião do G8, que o nível de radioatividade "pode afetar a saúde da população”.
      O comissário europeu da Energia, Günther Öttinger afirmou hoje que a situação nuclear no Japão está «fora de controlo», dizendo ainda que «há quem fale em apocalipse e a palavra parece-me muito apropriada. Não excluo o pior para as próximas horas ou dias.»

segunda-feira, 14 de março de 2011

Cápsulas de iodo

      Depois do maremoto, o Japão enfrenta um problema que parece óbvio à maioria das pessoas: a segurança das centrais nucleares.

      A central nuclear de Fukushima tem vindo a registar diversos problemas ao nível da refrigeração dos seus reatores, provocados pelo maremoto da passada sexta-feira 11. Desde então sucedem-se explosões, como a que ocorreu esta manhã, com fugas radioativas.
      O Organismo Internacional de Energia Atómica (OIEA) ordenou ao Japão a distribuição de cápsulas de iodo à população e pediu à Organização das Nações Unidas (ONU) o envio de uma comissão de peritos para avaliar o estado dos reatores da central nuclear.
      O governo nipónico distribuiu 200 mil doses de iodo nos centros de evacuação, para que possam ser aplicadas às mais de 185 mil pessoas que já foram evacuadas de Fukushima, cidade onde está localizada a central nuclear.
      As cápsulas de iodo serão administradas em caso de emergência, de modo a saturar a tiróide das pessoas expostas a radiação, impedindo, assim, que absorvam o iodo radioativo libertado pela central nuclear.
      O cancro da tiróide foi a principal patologia (não a única) verificada nas pessoas afetadas pela radioatividade libertada na sequência do acidente de Chernobil, na Ucrânia, em 1986.

domingo, 13 de março de 2011

Comité de Gestão

      «O Governo do Estado moderno é apenas um comité para gerir os negócios comuns de toda a burguesia.»
      Karl Marx (1818-1883)

sábado, 12 de março de 2011

Manif Geração à-rasca

      De repente, os jovens e os adultos jovens portugueses aperceberam-se que não têm grandes perspectivas de futuro, designadamente, por não conseguirem um trabalho consentâneo com as suas habilitações, normalmente ao nível da licenciatura, continuando a viver na dependência e em casa dos pais.
      Esta constatação começou a fervilhar na Internet, nas redes sociais, resolvendo então aqueles organizar uma manifestação nacional alertando para os seus problemas, especialmente de emprego.
      No dia de hoje, em diversas cidades, saíram à rua não só aquela geração que se sente à-rasca como também todas as gerações. De repente as ruas estavam cheias de pessoas de todas as idades, constatando-se que, afinal, à-rasca estão todos e todos pelos mesmos motivos.
      Os organizadores falam em cerca de 200 mil pessoas em Lisboa e 80 mil no Porto.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Sismo e Tsunami no Japão

      O sismo de magnitude 8,9 e o tsunami que atingiram hoje a região nordeste do Japão provocaram pelo menos 340 mortos e 500 desaparecidos, segundo um último balanço (provisório) divulgado pela polícia japonesa, no entanto as agências noticiosas começam a apontar para cerca de um milhar de mortos.
      A seguir estão algumas fotos que ilustram a magnitude do acontecimento natural.



















quinta-feira, 10 de março de 2011

Den Pliróno

      O que começou como uma pequena iniciativa popular está a tornar-se um grande movimento de desobediência civil em todo Estado Grego, preocupando seriamente o Governo.

      Os gregos que optam por não pagar o transporte público e as portagens rodoviárias são cada vez mais, e os cofres estatais começam a ressentir-se.
      Sob o lema "Den Pliróno" (eu não pago) estão agrupados cidadãos de todos os tipos, com um objetivo comum: "Não pagamos a crise dos outros".
      Este movimento decidiu não pagar pelo transporte público ou pelas portagens nas rodovias. Os ativistas do movimento viajam sem bilhete, sabotam as máquinas de venda automática ou levantam barreiras nas portagens e publicam as fotos nos seus sítios da Internet, incentivando os demais a seguir o exemplo.
      Uma sondagem publicada neste último domingo pela imprensa local disse que mais de 56% dos gregos aprova essa forma de protesto, contra 39% que não apoia.
      O número de passageiros que opta por viajar de graça aumentou para quase 40% em autocarro (ônibus) e em até 15% no resto dos meios de transporte, de acordo com estimativas oficiais recolhidas pelos meios de comunicação locais. As empresas concessionárias estimam que entre 15% e 18% dos motoristas não pagam portagem, em comparação aos 6% que já assim o faziam há menos de um ano atrás. Uma empresa de portagens rodoviárias afirma que "Falamos de cerca de 8000 usuários por dia”; apenas numa das autoestradas do país.
      O encarecimento das tarifas dos transportes urbanos, com aumentos que variam entre os 28% e os 80%, bem como das portagens, aumentou o tom das ações, que culminaram no passado dia 1 de março com uma manifestação que atingiu as portas do Parlamento.
      Isto é assim apesar dos esforços do governo helénico para conter os atos de revolta pública, endurecendo as multas e criticando duramente seus instigadores. "Não é um movimento, são uns aproveitadores", declarou recentemente o porta-voz do governo, Yorgos PetalotÍs.
      O movimento “Não pago” da Grécia é mais uma das muitas iniciativas dos cidadãos, que estão surgindo nos países mais afetados pela crise financeira.
      Mais info em:
           http://sineleusimetafores.wordpress.com
           http://anarxiko-resalto.blogspot.com

quarta-feira, 9 de março de 2011

A Última Viagem

      O vaivém espacial [ônibus espacial no Brasil] norteamericano “Discovery” aterrou hoje no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Florida (EUA), terminando a sua última missão, depois de 39 viagens ao Espaço.

      O “Discovery”, com seis tripulantes a bordo, tocou o solo às 16:57 (hora de Portugal continental), depois de uma missão de oito dias na Estação Espacial Internacional (EEI), a última que efetuou após 27 anos de existência.
      Nesta última missão esteve 7 dias, 23 horas e 55 minutos, isto é, 8 dias menos 5 minutos, acoplado à Estação Espacial Internacional, onde descarregou uma carga de mais de 5 toneladas de material que para lá transportou.
      A NASA pretende terminar com este tipo de veículo espacial durante este ano, até Junho, nesta altura com o vaivém “Atlantis”. Em substituição estavam previstos os novos veículos ORION para serem lançados em 2014, no entanto, devido à crise financeira, a administração governativa norteamericana congelou tal programa, deixando-o no entanto aberto à iniciativa privada.

terça-feira, 8 de março de 2011

China Quer Controlar Telemóveis

      A imprensa chinesa, designadamente a de Pequim, como o diário Beijing Daily, informa que o governo chinês quer implementar um novo sistema para monitorizar todos os telemóveis da cidade de Pequim.

      O sistema, diz o governo, pretende a monitorização dos telemóveis, baseado em GPS, para ajudar as autoridades de Pequim a gerirem melhor o tráfego e os transportes locais.
      O director da comissão municipal de Ciência e Tecnologia de Pequim, Li Guoguang, afirmou que «até um certo ponto, poderá efetivamente aumentar a eficiência dos movimentos dos cidadãos e melhorar o descongestionamento do trânsito». No entanto, a proposta não foi bem recebida pelos ativistas locais, que alegam que o projeto não é mais do que uma tentativa de controlar ainda mais a população.
      Um especialista em telecomunicações acrescenta que «oficiais de outras áreas, como as forças anti-terrorismo ou de manutenção da estabilidade, também vão considerá-la útil. Apesar da desculpa do controlo do trânsito, isto faz parte da escalada da utilização de tecnologias para controlar os descontentes».
      De acordo com a imprensa local, o lançamento do projeto de monitorização dos telemóveis deverá arrancar ainda na primeira metade de 2011.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Dentes de Cavalo

      A revista “Science” publica resultados de estudo que analisou mais de 6500 dentes fósseis de cavalos selvagens, alguns com mais de 55 milhões de anos, que confirmam a hipótese evolutiva da selecção natural de Darwin (Teoria da Evolução).

      Confirmou-se ainda a evolução do processo de adaptação de hábitos alimentares a novos ambientes provocados pelas alterações climáticas.
      A investigação analisou o desgaste dos molares fósseis, desde há 55 milhões de anos até há 10 mil anos, incluindo registos de toda a sequência evolutiva do dente de cavalo selvagem. Os dentes de cavalos selvagens analisados correspondem a 222 terras distintas e a grupos de diferentes zonas geográficas.
      Os últimos cavalos selvagens originários das planícies norte-americanas, que foram extintos nos Estados Unidos há aproximadamente 10 mil anos após o último período glacial, eram dotados naquela época com dentes muito mais arredondados e desgastados do que o cavalo atual. Já as primeiras populações de cavalos viviam na selva tropical com muito calor e alimentavam-se de frutas, portanto os dentes eram afiados e pouco desgastados.
      Os investigadores comprovaram que as modificações dos dentes não são imediatas, demoram pelo menos um milhão de anos para afiarem depois de um episódio de alteração climática, o que se traduz numas 100 mil gerações.

domingo, 6 de março de 2011

As Muitas Maneiras de Matar

      «Há muitas maneiras de matar. Podem enfiar-te uma faca na barriga, arrancar-te o pão, não te curar de uma enfermidade, meter-te numa casa sem condições, torturar-te até a morte por meio de um trabalho, levar-te para a guerra, etc. Somente poucas destas coisas estão proibidas na nossa cidade.»

      Bertold Brecht (1898-1956)
      Destacado e mundialmente conhecido dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX.

sábado, 5 de março de 2011

Falso "You Tube"

      Foi identificada uma versão falsa do YouTube através da qual está a ser espalhado um programa malicioso. Assim alerta a empresa de segurança informática “BitDefender”, que indica que este falso YouTube (sim, o popular sítio de partilha de vídeos), está a ser utilizado para propagar o vírus “Trojan.Downloader.Java.C”.

      De acordo com a informação veiculada pela “BitDefender” a principal diferença deste falso site, quando comparado com o verdadeiro YouTube, reside no facto de pedir ao utilizador para instalar um complemento “Java”, alegadamente obrigatório para poderem ser visualizados os vídeos. Mas em vez de garantir acesso aos vídeos, a aplicação apenas permite descarregar um “malware” de tipo “Trojan”, ou seja, um vírus que permite enviar para o PC infetado outros programas maliciosos.
      Estes programas são depois utilizados pelos autores do esquema para enviar mensagens com ligações (links) para sítio (sites) infetados através do perfil do “Facebook” da vítima ou para registar conversas de serviços de mensagens instantâneas.

sexta-feira, 4 de março de 2011

O Faro dos Cães

      Uma menina de 7 anos de idade que sofre de diabetes tem uma cadela treinada para detetar com o seu faro a descida do nível de açúcar no sangue da criança.
      Chama-se Rebecca Farrar e sofre de diabetes tipo um, dos tipos mais graves da doença, o que faz com que corra o risco de entrar em coma após uma crise hipoglicémica. A menina não consegue saber quando os níveis de açúcar no seu sangue sobem ou descem e por isso delega essa função na cadela Shirley e no seu extraordinário faro.
      Quando a cadela nota qualquer alteração nos níveis de Rebecca lambe a dona sem parar em sinal de alerta. Se mesmo assim não houver resposta, a cadela está treinada para ir buscar o kit de medicação de emergência à sala de aula da escola primária onde estuda a menina.
      A mãe de Rebecca, Claire, afirma: «A Shirley consegue perceber quando há uma quebra de açúcar durante a noite e, nesse caso, ela acorda a Rebecca lambendo-lhe as pernas e os pés». Se a cadela não conseguir acordar a menina, dirige-se ao quarto dos pais para acordá-los.
      A cadela foi treinada durante um ano pela “Medical Detection Dogs”.

quinta-feira, 3 de março de 2011

O Amarelo de Van Gogh

      Cientistas descobriram que um tipo de pigmento amarelo que Van Gogh utilizava em algumas das suas obras mais famosas se torna castanho quando na presença da luz do sol, em virtude de uma reação química anteriormente desconhecida.

      Os investigadores utilizaram o Raio X que revelou que os átomos de crómio no coração do pigmento amarelo se alteraram, transformando o que era um amarelo brilhante numa cor castanho escura.
      Num período em que o artista holandês escolhia deliberadamente cores brilhantes para as suas pinturas de forma a conferir-lhes mais emoção, utilizava um amarelo feito a partir de um produto tóxico industrial utilizado por muitos artistas no final do século XIX.
      Os cientistas avançam que esta descoberta pode explicar porque é que muitos dos trabalhos mais famosos de Van Gogh, incluindo os Girassóis, já não se parecem com o que o artista pretendia que se parecessem quando os pintou.

quarta-feira, 2 de março de 2011

214 Milhões!

      A empresa “Kaspersky Lab” anunciou que durante o passado mês de janeiro, foram registados cerca de 214 milhões de ataques informáticos, tendo sido, no mesmo período, eliminados perto de 187 milhões de programas maliciosos.

      Em comunicado, a empresa afirmou ainda que «em meados de janeiro, a difusão massiva de “links” abreviados continuou, tal como já tinha acontecido em dezembro».
      Refere-se ainda que em janeiro «apareceu um novo “worm” de correio electrónico, denominado por “Email-Worm.Win32.Hlux”, propagando-se através de mensagens, informando o utilizador que recebeu um postal electrónico e que deve instalar o “Flash Player” para que consiga visualizar correctamente o postal».
      No mesmo comunicado a empresa faz uma lista dos 20 programas maliciosos mais perigosos e que são os que a seguir se indicam:
      1 - AdWare.Win32.HotBar.dh
      2 - Trojan-Downloader.Java.OpenConnection.cf
      3 - Exploit.HTML.CVE-2010-1885.aa
      4 - AdWare.Win32.FunWeb.gq
      5 - Trojan.HTML.Iframe.dl
      6 - Trojan.JS.Redirector.os
      7 - Trojan-Clicker.JS.Agent.op
      8 - Trojan.JS.Popupper.aw
      9 - Trojan-Downloader.Java.OpenConnection.cg
    10 - Trojan.JS.Agent.bhr
    11 - Hoax.Win32.ArchSMS.mvr
    12 - AdWare.Win32.WhiteSmoke.a
    13 - Trojan.JS.Fraud.ba
    14 - Exploit.JS.Agent.bab
    15 - Trojan.JS.Redirector.lc
    16 - Exploit.Java.CVE-2010-0886.a
    17 - Hoax.HTML.Fraud.e
    18 - Trojan-Clicker.JS.Agent.om
    19 - Trojan-Downloader.JS.Small.os
    20 - Trojan-Downloader.Java.OpenConnection.cx

terça-feira, 1 de março de 2011

Grupo de iniciativas Informativas Diárias

      Este artigo que lês está publicado numa das várias iniciativas informativas que compõem o Grupo Info-Dia, um grupo dedicado à informação alternativa, global, não massificada, gratuita e diária.
      Esta iniciativa divulgativa nasceu em Janeiro de 2007 (há 4 anos), inicialmente sob a forma de mensagens curtas (SMS) para um determinado grupo restrito de beneficiários, tendo, ao longo do tempo saltado para um blogue e outro e outro e mais outro, contando hoje com assíduas visitas diárias, em todas as plataformas, vindas de todo o planeta onde haja um falante de Língua Portuguesa, tendo ainda leitores assíduos de falantes em Língua Castelhana.
      Todos os dias são publicados novos artigos em mais do que um blogue e noutras plataformas de forma a alcançar um maior número de leitores e poder assim transmitir conhecimento que não está disponível nos normalizados e embrutecedores meios de comunicação social.
      Os artigos não são publicados de forma massiva, isto é, não são publicados em quantidade nem pretendem alcançar o grande público consumidor de estereótipos e estereóestúpidos.
      Todos os dias são seleccionados os melhores acontecimentos, as notícias menos divulgadas, aqueles factos que deveras interessam e podem aportar algo mais ao nosso conhecimento geral do Mundo e de nós próprios, enquanto seres divinos que somos e todo-poderosos.
      O Mundo, a Vida e a Liberdade podem ser melhores do que isto. Esforça-te para o conseguires, cada segundo, cada vez que respires. Liberta-te a ti mesmo pelo conhecimento, não acreditando nas mentiras das religiões, dos poderes, dos Estados...
      A sabedoria é o único poder maior. Aprende, para saberes mais do que eles. O conhecimento é a tua arma de guerra mais poderosa e destruidora. Usa-a, ataca, mata, destrói.
      A seguir estão os endereços de todos os sítios do grupo até ao presente:
      1 – INFO-DIA:
            http://info-dia.blog.pt
            (informação diária diversificada no Blog.pt)
      2 – INFODIASMS:
            http://infodiasms.blogspot.com
            (informação diária diversificada no BlogSpot)
      3 – SABEMAIS:
            http://sabemais.wordpress.com
            (informação diária diversificada no Wordpress)
      4 – TWITTER:
            http://twitter.com/sabemais
            (informação diária breve no Twitter)
      5 – FACEBOOK:
            http://www.facebook.com [InfoDia Sms]
            (informação diária diversificada no Facebook)
      6 – ANARQUINFO:
            http://anarquinfo.blogspot.com
            (informação diária específica do mundo anarquista)
      7 – SMS:
            (para todas as redes móveis a operar em Portugal)