quarta-feira, 31 de março de 2010

A Páscoa

      Religião + Futebol = A Merda de que o povo se alimenta.

      A Páscoa é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade.
      Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum.

terça-feira, 30 de março de 2010

O Congelamento da Água Quente

      Sabias que a água quente congela mais rapidamente do que a água fria?

      Sabias que este fenómeno intrigou cientistas de várias gerações?
      O congelamento rápido da água quente é conhecido como efeito Mpemba e os físicos têm apostado em várias teorias como a evaporação mais rápida que reduz o volume da água quente ou que uma camada de gelo isola a água fria.
      Já Aristóteles, no século IV a.C., afirmava, na sua obra Meteorológica I, que a água previamente aquecida contribui para um congelamento mais rápido e em 1461 o físico Giovanni Marliani confirma igualmente esta situação. Também Descartes e Francis Bacon demonstram o que já parecia ser de senso comum.
      Contudo a resposta tem sido muito difícil de encontrar, porque o efeito não é constante: a água fria também pode congelar rapidamente.
      James Brownridge, responsável pela segurança radioactiva do Departamento de Física da Universidade de Nova Iorque, acredita que esta aleatoriedade é crucial. Ao longo dos últimos dez anos, realizou centenas de experiências sobre o efeito de Mpemba e tem provas de que o efeito é baseado no fenómeno do sobre arrefecimento (supercooling).
      A estranheza do fenómeno parte do raciocínio intuitivo de que a agua mais quente teria de percorrer uma distância termométrica maior que a água fria (ambas à mesma velocidade) até atingir o ponto de congelação a zero graus Célsius.
      “A água dificilmente congela a zero graus”, afirma Brownridge que acrescenta: “É geralmente sobre arrefecida e só começa a congelar a uma temperatura inferior”.
      O ponto de congelamento raramente acontece aos 0º C. O ponto de congelamento depende das impurezas da água de que depende a formação de cristais de gelo. Normalmente, a água pode conter vários tipos de impurezas, desde partículas de poeira a sais e bactérias, cada uma das quais desencadeia a congelação a uma temperatura característica.
      As impurezas com maior temperatura nuclear determinam a temperatura a que a água vai congelar.
      James Brownridge, que fez grande parte das experiências como passatempo, começou com duas amostras de água à mesma temperatura (água morna a 20 graus) que colocou em tubos de ensaio e arrefeceu-os no congelador. Um presumivelmente congelará primeiro, devido à aleatória concentração de impurezas.
      Se a diferença for suficientemente grande, o efeito Mpemba irá aparecer. Brownridge seleccionou a amostra com maior temperatura de congelamento natural para aquecer a 80 graus célsius e deixou a outra à temperatura ambiente e posteriormente colocou os tubos de ensaio novamente no congelador.
      “A água quente vai congelar sempre mais rapidamente do que a água fria se o seu ponto de congelamento for pelo menos acima dos cinco graus célsius”, afirmou o investigador.
      Pode parecer surpreendente que os cinco graus façam tanta diferença, quando a amostra mais quente começa 60 graus atrás na corrida. Contudo, quanto maior for a diferença de temperatura entre um objecto e o meio em que está inserido − neste caso o congelador − mais rápido é o arrefecimento.
      Deste modo, a amostra quente vai arrefecer muito mais rápido, atingindo o seu ponto de congelamento aos dois graus negativos, por exemplo, muito antes da água fria que congela a partir dos sete negativos.
      O Efeito Mpemba, é um peculiar fenómeno com uma longa história, mas foi na década de 60 que o efeito foi reconhecido pela ciência moderna, quando um estudante da Tanzânia chamado Erasto Mpemba, com 13 anos, disse ao seu professor de ciências que conseguia fazer gelados mais rápido do que o normal quando colocava a mistura ainda quente no congelador.
      Inicialmente, houve muita relutância em aceitar o facto, mas o fenómeno foi confirmado e publicado.
      Esta teoria pode explicar, por exemplo, o facto de nos países frios os canos de água quente congelarem antes dos de água fria.
      Porque é que mais ninguém reparou nisto antes? Brownridge afirma que as outras pessoas não controlaram as condições da experiencia para estudarem um factor de cada vez. É necessário controlar, por exemplo o tipo de recipiente ou a localização das amostras no congelador.
      Mas desengane-se quem pensar que este trabalho encerra o debate de Mpemba. Jonathan Katz, da Universidade de Washington tem outra teoria: o aquecimento aumenta o ponto de congelamento da água por retirar os solutos como o dióxido de carbono. Isto significa que o aquecimento da água realmente aumenta as probabilidades de congelar primeiro, ao contrário dos resultados aleatórios sugeridos por Brownridge. “Talvez ele tenha encontrado um efeito de arrefecimento semelhante a Mpemba”, conclui Katz.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Missão a Marte na Terra

      Uma tripulação de seis pessoas, incluindo dois cidadãos europeus, começará em breve uma missão simulada a Marte, em instalações que incluem uma nave interplanetária, um módulo marciano e até a paisagem do planeta vermelho.

      A experiência denominada “Mars500”, simula uma verdadeira viagem a Marte e é o derradeiro teste de resistência humana.
      O objectivo da experiência é simular uma missão completa de ida e volta, com o maior rigor possível. Será o primeiro projeto deste género, sendo conduzido a partir de instalações especiais em Moscovo, no próximo Verão.
      Serão 250 dias para a viagem, 30 dias na superfície e 240 dias para o regresso, num total de 520 dias.
      Pretende-se ter a certeza que os astronautas estarão tão preparados quanto possível, a nível físico e mental, para missões de longa duração, desenvolvendo formas de combater os efeitos negativos do enclausuramento durante 520 dias.


      Durante a experiência a tripulação ficará hermeticamente isolada num espaço confinado com consumos limitados e comunicações exclusivamente via Internet, interrompida ocasionalmente e com um atraso de 20 minutos, tal como numa missão real, devido à distância entre a nave e a Terra.
      A equipa será ainda monitorizada e os seus parâmetros psicológicos, médicos e físicos serão medidos e gravados. Durante as operações, após 250 dias, a tripulação será dividida ao meio, três irão para o simulador da superfície marciana e os outros três permanecerão na ‘nave’.
      Terão toda a comida necessária desde o início, pelo que terão de controlar o consumo dos alimentos. A dieta e as tarefas executadas (manutenção, experiências científicas e exercício físico) serão comparáveis às dos astronautas da ISS, mas por um período mais longo. Serão sete dias de trabalho, seguidos de dois dias de folga, excepto quando forem simuladas situações de emergência. Segundo a ESA, “esta missão pode não trazer a mesma emoção que um verdadeiro voo espacial, mas será igualmente dura”.

domingo, 28 de março de 2010

A Ideia

      «Não se pode matar a Ideia a tiros de canhão, nem tão pouco é possível acorrentá-la».

      Louise Michel (1830-1905)
      Professora, poetisa, enfermeira e escritora.
      Reconheceu-se anarquista durante a Comuna de Paris, tendo sido a primeira a deflagrar a bandeira negra como símbolo anarquista e dos ideais libertários.

sábado, 27 de março de 2010

Mais Uma Hora

      Logo à noite à 1 hora, Portugal Continental e a Madeira adiantarão uma hora os relógios, o mesmo acontecendo nos Açores mas à meia-noite.

      É a hora de Verão que passou a ser decidida a nível da União Europeia, ao contrário do horário de Inverno, que continua sob a soberania dos estados.
      A Comissão Permanente da Hora é um organismo composto por representantes de diversas áreas e interesses, presidida pelo Observatório Astronómico de Lisboa, que zela pelo cumprimento da sequência do dia e da noite.
      "A atividade humana está extremamente dependente desse ciclo", lembrou o diretor do Observatório Astronómico de Lisboa.
      A última reunião foi há cerca de dois anos, para elaborar um relatório para a Comissão Europeia sobre se a hora de Verão deveria continuar a vigorar. A resposta foi afirmativa, tanto para o Continente, como para as Ilhas.
      Esta comissão existe formalmente desde os anos 40, mas as suas raízes remontam ao início do século XX, quando saber com exatidão a hora ganhou importância crescente na vida em sociedade e em especial nos negócios.
      No século XIX, coexistiram a hora astronómica, que começava e acabava ao meio-dia solar para acompanhar o trabalho de observação dos astrónomos, e a hora civil (meia noite).
      Atualmente "há interesses sociais na hora", sobretudo em atividades que dependem muito da hora solar, como a agricultura e a construção civil, "para estas pessoas interessa que a hora que o relógio marca efetivamente corresponda o mais possível às horas de sol".
      Já quem joga em bolsas internacionais preferia reger-se mais perto dos relógios de Frankfurt ou de Nova Iorque, "apesar do desfasamento da hora solar", tal como quem tem negócios com Espanha, que iria preferir o regresso de Portugal à hora central europeia.
      O Diretor do Observatório Astronómico disse ainda que "para já" não têm existido pressões para a redefinição da hora, que segue o meridiano de Greenwich (hora zero) e por isso a comissão não teve necessidade de se reunir ultimamente.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Neptuno Engoliu Planeta

      Um grupo de investigadores da Universidade Pública do Arizona (EUA), concluiu que Neptuno devorou um planeta duas vezes maior que a Terra.

      Urano e Neptuno não deveriam ser como são se se tivessem formado segundo as mesmas regras que o resto dos planetas do Sistema Solar. Se fossem provenientes da mesma nuvem de poeira que deu origem ao resto dos nossos mundos vizinhos, não teriam, tão longe do sol, material suficiente para serem tão grandes, sendo este um enigma que há décadas tem intrigado muitos astrónomos por todo o mundo.
      Assim, surgiram muitas questões: E se estes planetas não se formaram na posição que conhecemos hoje? E se eles nasceram muito mais próximos do Sol e de seguida migraram para os seus destinos actuais, alterando as suas posições e as órbitas dos outros planetas? Ou até mesmo devorando-os e roubando as luas alheias pelo caminho?
      A estas questões concluíram os investigadores que a hipótese de absorção de planetas justifica ainda o misterioso calor que irradia de Neptuno, bem como a estranha órbita do satélite Tritão, que se move exactamente na direcção contrária do próprio Neptuno, o que sugere que não se formou na mesma altura que o planeta mas que foi capturado por ele, sugerindo-se que Tritão estava associado a outro planeta e este teria que ter, pelo menos, o dobro do tamanho da Terra.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Dois Pontos, hífen e fechar parêntesis :-)

      Scott Fahlman é um norte-americano de 62 anos que disse não gostar dos “emoticons” animados.

      Disse: «Não gosto daqueles círculos amarelos e dos emoticons animados. São feios, estragam toda a diversão. É mais desafiador tentar descobrir maneiras de expressar as emoções humanas usando só o conjunto padrão de caracteres do alfabeto romano».
      Scott inventou o “:-)” quando tinha 28 anos, no dia 19 de Setembro de 1982, às 11H44, quando enviou um “email” para a rede que integrava na Universidade Carnegie Mellon, para que de futuro os membros da rede distinguissem os “emails” que trocavam, não havendo mais confusão, impondo que as mensagens descontraídas contivessem “:-)” e as sérias “:-(“.
      Em poucas semanas os “emoticons” circulavam já fora da sua rede, em outros países e até com novas formas.
      Scott afirmou que a invenção destes “emoticons” foi a coisa mais desinteressante que fez na vida.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Ciência é Cultura

      "Ciência é Cultura", assim se intitula o último livro da autoria de António Alberto Silva, em breve disponível nas livrarias de Portugal.

      Num dos parágrafos iniciais pode ler-se:
      «Escreva num processador de texto, navegue na Internet em consultas ou jogos de bolsa, brinque com jogos de consolas, vá leccionar aulas de cultura apoiado num quadro interactivo, nos intervalos fale ao telemóvel, apanhe um táxi e vá fazer um TAC ao hospital.»
      A obra “Ciência é Cultura − Notas Pendentes para a Filosofia de um Professor Pendente da Física» promete surpreender o leitor ao longo dos capítulos, não pretendendo apenas dizer que a ciência faz parte da cultura mas ir mais longe, afirmando desde a introdução que «Ciência é Cultura». Como o próprio autor explica “pretende-se ir para além dos estereótipos da cigarra versus formiga; de artistas criativos e livres versus cientistas produtores de salsichas de saber em programadas máquinas metodológicas”.
      O autor é mestrado em Física pela Universidade do Porto e doutorado em Didática pela Universidade de Aveiro. Desde 1976 que António Alberto Silva é docente do ensino superior e é autor de diversos livros a artigos, a nível nacional e internacional.
      «Ciência é Cultura» é sempre dirigido ao leitor e não se trata de um livro apenas para cientistas ou para intelectuais, mas sim para todos aqueles que se interessam pelo mundo que nos rodeia.
      Sob a chancela da Politema, Editorial do Politécnico do Porto, a obra, já disponível na biblioteca da Escola Superior de Educação, será lançada em breve para as livrarias.

terça-feira, 23 de março de 2010

Internet e Espécies em Perigo

      A Internet converteu-se numa das grandes ameaças para as espécies em perigo de extinção. A proliferação das páginas de Internet em que é possível adquirir desde filhotes de leões a ossos de tigre fez com que aumentasse o comércio de animais em perigo.

      A Convenção sobre o Comercio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres (CITES), que se celebrou no passado fim-de-semana no Qatar, veio alertar para esta situação.
      Uma das espécies ameaçadas mais procuradas é o coral vermelho. Os E.U.A. apresentaram proposta de regulamentação do comércio do coral vermelho, muito utilizado para fabricar jóias, cujas transacções envolvem grandes quantias de dinheiro e grande quantidade de vendas pela Internet.
      A convenção rejeitou a proposta dos E.U.A. acreditando que o maior controlo da comercialização prejudicaria os pescadores mais desfavorecidos, apontando esta razão como a causa da rejeição da proposta.
      A rejeição foi votada favoravelmente por 59 países mas obteve 64 votos contra de outros tantos países.
      O quilograma do coral bruto ronda os 1100 euros mas após ser incorporado em peças trabalhadas, o quilo pode alcançar até cerca de 35 mil euros.
      A “International Fund for Animal Welfare” realizou vários estudos, concluindo que “o comércio de espécies através da Internet é um dos principais desafios que enfrenta a Convenção”, afirmando haver milhares de espécies comercializadas através na web, tanto aparecendo em páginas específicas como em secções de anúncios classificados ou em salas de conversação virtuais.
      A maior parte das vendas ocorrem nos Estados Unidos, mas também acontecem em grande número na Europa, China, Rússia e Austrália.
      Há também muita procura do marfim africano, sendo igualmente muito apreciadas as aves exóticas e outro tipo de produtos como ossos de tigre e peles de espécies em perigo como do urso polar ou de leopardos.
      A Convenção rejeitou ainda a proposta americana de proibir o comércio internacional de ursos brancos, das suas peles e de outros troféus de caça, sobretudo por oposição aos europeus, ao Canadá e à Gronelândia, que justificaram a sua rejeição afirmando que o urso polar já está suficientemente protegido, porque o comércio é permitido mas com restrições.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Facada na Cabeça

      Um jogador chinês de “Counter-Strike”, que jogava num cibercafé da província chinesa de Jilin, na passada semana, foi esfaqueado na cabeça devido a uma utilização indevida no jogo que lhe dava a possibilidade de ver através das paredes.

      O jogador utilizava “cheats”, um truque que o levou a ser considerado batoteiro, encontrando-se agora hospitalizado, após 10 horas de cirurgia.
      O médico cirurgião disse que as hipóteses de sobrevivência de um ferimento deste tipo são de uma em mil.

domingo, 21 de março de 2010

Um Mundo Novo em Nossos Corações

      «As ruínas não nos assustam nem um pouco. Vamos herdar a terra. Não há a menor dúvida quanto a isso.

      A burguesia pode derrubar e converter em ruínas seu próprio mundo, antes de abandonar a cena da história.
      Levamos um mundo novo em nossos corações, um mundo que está crescendo neste instante.»
      Buenaventura Durruti (1896-1936)
      Anarquista, sindicalista, revolucionário e figura de destaque do movimento libertário espanhol, antes e durante a Guerra Civil Espanhola. Morreu com um tiro quando se dirigia para a frente de batalha.

sábado, 20 de março de 2010

Primavera

      Hoje, dia 20 de Março, pelas 17:32 horas UTC (Tempo Universal Coordenado), ocorreu o Equinócio da Primavera no Hemisfério Norte.

      Esta estação prolongar-se-á por 92,75 dias, até ao próximo Solstício que ocorrerá no dia 21 de Junho às 12: 28 horas.
      Designa-se por equinócio o instante em que o Sol, no seu momento anual aparente, corta o equador celeste. A palavra de origem latina significa “noite igual ao dia”, pois nos dias de equinócio, o dia e a noite têm igual duração.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Bananas

      Segundo um estudo publicado no Journal of Biological Chemistry e realizado por investigadores da Universidade de Michigan (EUA), a lectina da banana pode contribuir para o desenvolvimento de microbicidas capazes de prevenir a infecção das células imunes pelo VIH, constatando que aquela proteína da banana pode ser tão potente como os fármacos utilizados actualmente.

      Já se sabia que esta família de substâncias tinha a propriedade de se unir aos açúcares dos agentes infecciosos, facilitando a sua detecção e destruição pelas células do sistema imunitário.
      O processo é simples: no caso do VIH, a BanLec bloqueia a acção do vírus antes que ele se fixe às células sanguíneas.
      Os cientistas de Michigan provaram-no com o VIH, e compararam os efeitos com os dos antivirais já existentes, obtendo resultados muito positivos.

quinta-feira, 18 de março de 2010

O Exemplo Grego

      Os protestos na Grécia não são meras procissões nas ruas, são batalhas de uma guerra geral na qual se destacam, como sempre, os audazes companheiros anarquistas pela frontalidade das suas ações.

      A seguir estão algumas fotos exemplificativas.









quarta-feira, 17 de março de 2010

Visão com a Língua

      Um novo equipamento, desenvolvido nos Estados Unidos, promete ajudar pessoas cegas a ler com a língua.

      O aparelho, denominado “BrainPort”, consiste numa câmara acoplada a uns óculos especiais que emite sinais de luz para uma placa de elétrodos introduzida na boca. Esta placa dá pequenos choques formando uma "imagem" sobre a língua.
      O cérebro reconhece que os impulsos eletricos não têm relação com o paladar, pelo que reencaminha tais impulsos para o seu centro visual, onde são processados e reinterpretados, criando uma visão rudimentar.
      Segundo os cientistas da Universidade de Pittsburgh, o equipamento funciona melhor com pessoas que já tiveram a visão normal. Desta forma, um dos primeiros voluntários foi um ex-soldado britânico que ficou cego após um ataque no Iraque.
      No vídeo podes ver como funciona este novo aparelho.

terça-feira, 16 de março de 2010

Ponto Com

      O domínio da Internet “.com” fez ontem 25 anos de existência.

      Em 1985 havia 6 sítios registados com este domínio e hoje encontram-se ativos mais de 86 milhões, sendo amplamente conhecido pelo grande público e um elemento diário na Internet.
      Para além dos sítios ativos, nos últimos anos foram 113 milhões os sítios que se registaram e findaram.
      O domínio “.com” está associado a empresas com informação para negócios.
      Mark McLaughlin é o presidente executivo da “Verisign”, a empresa responsável pela manutenção do domínio “.com” que disse "Quem iria adivinhar, há 25 anos, aquilo que a Internet se tornou hoje e o número de negócios que permitiu construir?".
      Afirmou ainda que os próximos anos irão trazer uma nova forma de procura e obtenção de informação, substituindo-se o texto escrito pela voz.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Quadrilha

« João amava Teresa que amava Raimundo

que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o
convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto
Fernandes
que não tinha entrado na história. »
      In “Alguma Poesia”
      de Carlos Drummond de Andrade
      poeta brasileiro (1902-1987)

      Ouve este poema clicando em baixo.

domingo, 14 de março de 2010

A Obrigação

      «A obrigação de um cidadão é nunca se calar.»

      Günther Grass
      Intelectual e escritor alemão, actualmente com 83 anos de idade, que alternou a atividade literária com a escultura, em simultâneo participando ativamente na vida pública do seu país. Recebeu o prémio Nobel da Literatura em 1999.

sábado, 13 de março de 2010

Lisboa 19 e 20 NOV – OTAN (NATO)

      No próximo mês de Novembro, nos dias 19 e 20 (sexta e sábado), decorrerá em Lisboa uma cimeira da OTAN (NATO).

sexta-feira, 12 de março de 2010

A Nova Perna

      Uma empresa japonesa criou uma perna artificial capaz de interpretar os sinais do cérebro e mover-se em função das suas ordens, o que permite ao utilizador caminhar de forma fluida.

      O objecto, desenvolvimento pela “Cyberdyne”, segue a mesma linha tecnológica utilizada em 2008 no revolucionário robô baptizado de HAL, uma espécie de armadura cibernética que permite facilitar os movimentos de pessoas idosas e deficientes motores.
      “O princípio robótico é o mesmo, o sistema da perna tem sensores que podem ler os sinais enviados pelo cérebro”, explicou um dos porta-vozes da empresa, Mitsuhiro Sakamoto.
      Quando os sensores detetam que o cérebro envia a ordem de movimento à perna, os pequenos motores instalados na extremidade artificial movem de forma automática os mecanismos do joelho e tornozelo.
      Segundo a referida empresa, esta perna ortopédica permite aos pacientes caminhar de forma natural sem a ajuda de muletas.
      A empresa tem previsto aplicar os mesmos princípios robóticos no fabrico de braços artificiais com fins ortopédicos.

quinta-feira, 11 de março de 2010

O Puritanismo Americano

      Uma família em Nova Jérsia, nos Estados Unidos da América, foi obrigada a vestir uma boneca de neve com um biquíni depois de alguns vizinhos apresentarem queixa junto da polícia por esta estar nua.

      A polícia obrigou a família que tinha feito uma boneca de neve totalmente nua em frente à sua residência, que pretendia ser uma réplica da famosa estátua grega a “Vénus de Milo”, a ser coberta com roupas.
      A queixa partiu de alguns vizinhos que consideraram a boneca de neve um atentado ao pudor.
      A família responsável pela boneca de neve vestiu-a conforme está na foto abaixo.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Cataratas de Sangue

      Existem na Antárctica umas cataratas de gelo conhecidas como sendo as Cataratas de Sangue (Blood Falls), por emanar água salgada tingida de vermelho que parece sangue.

      Nestas cataratas, a Universidade de Harvard e a Nasa (EUA), levaram a cabo um estudo, ora publicado na revista “Science”, onde referem que nesse local existirão microrganismos cuja vida terá começado fora do nosso planeta e que estão bastante adaptados a ambientes inóspitos e com pouco oxigénio.
      Os investigadores determinaram que compostos férricos podem contribuir para colorir a água de vermelho, embora não se consiga determinar a sua procedência.
      Os investigadores indicaram ainda ter encontrado microrganismos vários, designadamente, uma estranha bactéria num poço de água extremamente salgada. O microrganismo esteve no meio do gelo durante mais de 1,5 milhões de anos, sem acesso à luz ou ao oxigénio.
      Durante milhares de anos, os microrganismos estiveram encarcerados sem nutrientes ou qualquer contacto com o mundo exterior.
      Os investigadores chegaram à conclusão que os microrganismos conseguiram sobreviver por a água ser rica em ião sulfato (SO42-), constituindo uma fonte de energia para muitas bactérias.
      Pelo menos 17 tipos de micróbios diferentes foram encontrados, vivendo sem oxigénio nem luz solar; o que contraria o resto dos seres vivos existentes no nosso planeta.
      Alguns cientistas mais ousados, que especulam sobre a origem da colónia de bactérias, alegam que esta pode ter vindo de um meteorito, como o ALH 84001 (Allan Hills 84001), o que remete para a possibilidade de existir vida fora do nosso planeta. Contudo, ainda não existe nenhuma prova concreta sobre a sua proveniência, mas a descoberta obriga a comunidade científica a redefinir quais são as condições necessárias para que a vida floresça e se desenvolva.
      Refira-se que há outros lugares no nosso Sistema Solar que albergam condições semelhantes às das Cataratas de Sangue, como Marte ou uma das luas de Júpiter.

terça-feira, 9 de março de 2010

Viciados em Internet

      Um casal de pais viciados num jogo on-line deixaram morrer à fome o seu filho de três meses de idade, nascido prematuramente.

      O casal é sul-coreano e foi detido após se comprovar a morte por subnutrição do filho.
      Apurou-se que os pais alimentavam o bebé apenas uma vez por dia de forma a não perderem muito tempo porque necessitavam de cumprir maratonas à frente do computador devido a um jogo on-line cujo objectivo consiste também em criar uma filha virtual.
      De acordo com a agência noticiosa Yonhap, o homem de 41 anos de idade e a mulher de 25 foram detidos na semana passada, cinco meses após a morte do bebé, em Suweon, a sul de Seul.
      O casal estava, há meses, obcecado com o jogo, nada mais fazendo após terem perdido o emprego, cumprindo maratonas à frente de computadores num cibercafé local. O jogo em causa é o “Prius Online”.
      «O casal aparentava ter perdido a vontade de viver uma vida normal e mergulhava na Internet para escapar à realidade», afirmou Chung Jin-won, da polícia sul-coreana.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Um Exabyte

      Um Exabyte é um milhão de Gigabytes e é esta a capacidade de armazenamento num novo material descoberto por um grupo de investigadores da Universidade de Florida (EUA), ultrapassando entre mil a um milhão de vezes mais dados que as actuais memórias actualmente disponíveis (USB, discos externos, etc.)

      Este novo material permitirá que em breve falemos em Exabytes em vez de Gigas.
      O trabalho está a ser realizado em cristais exóticos capazes de armazenar quantidades incalculáveis de dados. O cristal em questão tem a designação de ammonium dihydrogen phosphate ou ADP.
      Os investigadores referem que estes cristais funcionam de uma determinada maneira no âmbito químico mas tendo uma certa estrutura nanométrica que lhes permite guardar dados.
      Geralmente, os chips são fabricados de forma a dispor camadas de material que se possam interpretar como valores armazenados, mas estes cristais fazem-no de forma natural graças às suas estranhas estruturas atómicas.
      Naresh S. Dalal, investigador bioquímico, explicou que “são materiais multiferroicos [capazes de mesclar electricidade e magnetismo], ou seja, ferromagnéticos e ferroeléctricos, dependendo da temperatura a que são submetidos”.
      Esclareceu ainda que "Há pelo menos 70 anos que este cristal mistério tem deixado os cientistas perplexos”.
      Actualmente um vulgar cartão de memória SD armazena 1 a 2 Gigabyte, com este novo cristal um dispositivo do mesmo tamanho pode albergar até um Exabyte.
      Há, no entanto, um aspecto que não permite ainda a disponibilização de dispositivos com estes cristais, é o facto destes cristais disporem desta capacidade de armazenamento mas à temperatura de 150 graus negativos. Os investigadores averiguam a possibilidade de alteração para a temperatura ambiente ou a existência de outros cristais semelhantes sem este inconveniente.

domingo, 7 de março de 2010

Dos Sindicatos

      «Os sindicatos de trabalhadores são a pior coisa que já surgiu na Terra, porque tiram a independência ao homem.»

      Henry Ford (1863-1947)
       (Fabricante de automóveis norte-americano, fundador da marca “Ford”, tendo-se tornado um dos mais ricos do Mundo).

sábado, 6 de março de 2010

Telemóveis Labiais

      O Instituto de Tecnologia de Karlsruhe apresentou um dispositivo na CeBIT (mostra da industria digital em Hannover, Alemanha), com o qual pretende criar um telemóvel através do qual já não será preciso falar para se fazer ouvir.

      O sistema irá interpretar os movimentos labiais e transformá-los numa voz sintetizada que será ouvida no outro telefone.
      O aparelho baseia-se muma técnica chamada electromiagrafia que capta os sinais eléctricos dos músculos. Na actualidade, emprega-se para o diagnóstico de algumas doenças.
      As implicações sociais do dispositivo poderão ser muitas. A mais imediata será ajudar a comunicação de pessoas que perderam a voz. O mesmo método pode também ser utilizado para traduções instantâneas.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Terra Livre

      Terra Livre é o nome do boletim que o coletivo açoriano de ecologia social edita mensalmente e está já disponível para visualização ou “download” o nº. 18, deste mês de Março, no seguinte endereço:
http://www.scribd.com/doc/27582725/TERRA-LIVRE-nº18-Marco-de-2010
      No blogue pode ler-se a declaração de princípios que a seguir muito sinteticamente se reproduz:
      «Embora plural no que diz respeito à forma de pensar e viver o ecologismo, consideramos que não se pode separar os ecossistemas naturais da vida do homem na sociedade, não esquecendo que a crise ecológica global não atinge de igual modo as pessoas no mundo.
      É o modelo actual de produção e consumo o responsável pela violação dos direitos humanos e ambientais da maior parte da humanidade, sendo também responsável pelo sofrimento infligido aos animais.
      Defendemos uma nova relação do homem com o ambiente, assegurando que todos os recursos estejam equitativamente repartidos entre todas as pessoas, tanto as do Norte como as do Sul, não esquecendo as gerações vindouras.
      Pensamos que um mundo mais justo, pacífico e ecológico só será possível através do contributo de todas as pessoas e não apenas das opiniões dos técnicos ou especialistas.»
      A ligação ao blogue está na coluna dos sítios a visitar sob a designação de “Terra Livre”, aí podendo também ser consultados os boletins anteriores. O coletivo está no arquipélago dos Açores (Portugal).

quinta-feira, 4 de março de 2010

Novo Adesivo

      Um novo mecanismo adesivo foi desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade de Cornell (EUA) que funciona com a tensão superficial da água e poderá permitir que pessoas subam, literalmente, pelas paredes.

      A experiência está relatada de forma detalhada na última edição da “Proceedings of the National Academy of Sciences”.
      Os investigadores a cargo do estudo inspiraram-se num besouro da Flórida. O insecto consegue segurar-se em folhas com 100 vezes mais força que o seu próprio peso, mas ao mesmo tempo solta-se com muita facilidade.
      Os investigadores pretendem desenvolver luvas e sapatos que adiram em paredes ou novos Post-its que suportem mais carga, como por exemplo, um par de chaves.
      O novo dispositivo é composto por uma placa repleta de pequenos buracos, sobre um reservatório de água, fechado por uma outra placa porosa. Quando um campo elétrico (gerado por uma pilha de nove volts) é aplicada no dispositivo, a água penetra através da placa e a tensão da superfície das gotículas criam uma espécie de força, tal como quando dois vidros de colam quando estão molhados.
      Para interromper a aderência basta inverter o campo elétrico e a água é restabelecida no reservatório.
      A estimativa é a de que um aparelho adesivo destes possa suportar, por cada centímetro quadrado, mais de 1 Kg, isto é, um aparelho adesivo deste tipo do tamanho de um vulgar post-it dos pequenos (5 x 3,5 cm) que usamos habitualmente poderá suportar quase 20 Kg.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Caminhar Para Deixar de Correr

      No próximo dia 21 de Março iniciar-se-á uma caminhada pela “simplicidade voluntária”.

      Esta caminhada decorrerá entre Viseu e Coimbra até ao dia 12 de Abril.
      A ideia é criar um “espaço” de questionamento da vida moderna e do que realmente faz falta, procurando em conjunto novas soluções e proporcionar a experiência de viver em harmonia com a Natureza, ao ritmo de cada um, num ambiente de convívio.
      A caminhada é aberta, todos podendo entrar e sair à-vontade, sem marcação, confirmação, justificações ou custos. Mantém-se uma neutralidade partidária, religiosa, organizativa, não havendo qualquer ONG ou qualquer tipo de organização de suporte, a caminhada pretende ser tão-só uma caminhada de seres humanos que pretendem mudar positivamente as suas vidas.
      http://caminhada2010.wordpress.com

terça-feira, 2 de março de 2010

Editoras Livres

      A disponibilização de textos através da Web tem tido um grande crescimento, independentemente da vigorosa blogosfera, seguindo uma estrutura do livro tradicional, designadamente através do surgimento de novas e livres editoras.

      Hoje indicam-se três editoras da Galiza onde se podem descarregar gratuitamente obras literárias ou ensaios escritos na Língua Portuguesa de acordo com a última norma ortográfica internacional de 1990 ou com as particularidades da Galiza.
      Podes aceder aos sítios das editoras na coluna dos “Sítios a Visitar” e são:
      Editora Edizer, Editora Humana e Editora Estaleiro.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Grupo de Iniciativas Informativas Diárias

      Este artigo que lês está publicado numa das várias iniciativas informativas que compõem o Grupo Info-Dia, um grupo dedicado à informação alternativa, global, não massificada, gratuita e diária.
      Esta iniciativa divulgativa nasceu em Janeiro de 2007 (há 3 anos), inicialmente sob a forma de mensagens curtas (SMS) para um determinado grupo restrito de beneficiários, tendo, ao longo do tempo saltado para um blogue e outro e outro e mais outro, contando hoje com assíduas visitas diárias, em todas as plataformas, vindas de todo o planeta onde haja um falante de Língua Portuguesa, tendo ainda leitores assíduos de falantes em Língua Castelhana.
      Todos os dias são publicados novos artigos em mais do que um blogue e noutras plataformas de forma a alcançar um maior número de leitores e poder assim transmitir conhecimento que não está disponível nos normalizados e embrutecedores meios de comunicação social.
      Os artigos não são publicados de forma massiva, isto é, não são publicados em quantidade nem pretendem alcançar o grande público consumidor de estereótipos e estereóestúpidos.
      Todos os dias são seleccionados os melhores acontecimentos, as notícias menos divulgadas, aqueles factos que deveras interessam e podem aportar algo mais ao nosso conhecimento geral do Mundo e de nós próprios, enquanto seres divinos que somos e todo-poderosos.
      O Mundo, a Vida e a Liberdade podem ser melhores do que isto. Esforça-te para o conseguires, cada segundo, cada vez que respires. Liberta-te a ti mesmo pelo conhecimento, não acreditando nas mentiras das religiões, dos poderes, dos estados...
      A sabedoria é o único poder maior. Aprende, para saberes mais do que eles. O conhecimento é a tua arma de guerra mais poderosa e destruidora. Usa-a, ataca, mata, destrói.
      A seguir estão os endereços de todos os sítios do grupo até ao presente:
      1 – INFO-DIA:
            http://info-dia.blog.pt
            (informação diária diversificada no Blog.pt)
      2 – INFODIASMS:
            http://infodiasms.blogspot.com
            (informação diária diversificada no BlogSpot)
      3 – SABEMAIS:
            http://sabemais.wordpress.com
            (informação diária diversificada no Wordpress)
      4 – TWITTER:
            http://twitter.com/sabemais
            (informação diária breve no Twitter)
      5 – FACEBOOK:
            http://www.facebook.com [InfoDia Sms]
            (informação diária diversificada no Facebook)
      6 – ANARQUINFO:
            http://anarquinfo.blogspot.com
            (informação diária específica do mundo anarquista)
      7 – SMS:
            (para todas as redes móveis a operar em Portugal)